CULTURA

Orçado em R$ 7,7 milhões, ASES lança projeto do Centro Cultural

Lançamento aconteceu na quinta-feira (28), na Casa do Empresário, em Morada de Laranjeiras.

Em 29/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/ASES

Segundo Rosa Picoli, conselheira fiscal da ASES, e diretora da D&R Arquitetura​, que elaborou o projeto, o Centro Cultural Ases nasceu com o propósito é o acesso gratuito à cultura e estimular a preservação da história do município da Serra.

O projeto do futuro Centro Cultural Ases foi, oficialmente, apresentado na noite de quinta-feira (28), durante coquetel realizado na Casa do Empresário, em Morada de Laranjeiras, pela Associação dos Empresários da Serra (ASES). A iniciativa é da entidade, que idealizou o espaço e fará sua construção, mas que depende diretamente do apoio do empresariado para se tornar realidade. A proposta é mobilizar empresas e lideranças locais para viabilizar, juntos, um espaço cultural inédito no município, dedicado à arte, à história e à educação.

O encontro reuniu empresários, autoridades e lideranças locais em torno da proposta de construir um espaço que democratize o acesso à cultura. O Centro Cultural Ases será erguido no terreno da própria associação e contará com auditório para 403 pessoas, áreas de exposição, salas para oficinas, estrutura completa de acessibilidade e ambientes voltados ao lazer e ao desenvolvimento humano.


Objetivo do projeto é proporcionar acesso gratuito à cultura. Foto: Divulgação/ASES

Com orçamento estimado em R$ 7,7 milhões e já aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto só será viabilizado com a adesão efetiva do empresariado capixaba. Nesse sentido, o evento marcou também o chamado para que as empresas invistam, seja por meio de patrocínios incentivados ou aportes diretos.

Segundo Rosa Picoli, conselheira fiscal da ASES, e diretora da D&R Arquitetura, que elaborou o projeto, o Centro Cultural Ases nasceu com o propósito é o acesso gratuito à cultura e estimular a preservação da história do município da Serra.

"O projeto nasceu com um ideal claro: Promover o acesso gratuito à cultura, estimular a preservação da história do município, incentivar a arte local e proporcionar experiências educativas para públicos de todas as idades.”

O presidente da ASES, Fábio Saadi Junger, reforçou o caráter transformador do projeto:

“Esta é uma causa coletiva. Mais do que um prédio, o Centro Cultural Ases  será um legado que vai impactar gerações, fortalecendo a identidade cultural da Serra e ampliando as oportunidades de formação e inclusão.”

Leia também:

Projeto cultural inaugura biblioteca em Terra Vermelha
Saxofonista Marcelo Coelho percorrerá cidades do Espírito Santo
Curumins Guerreiros realizam vivências culturais em Vitória
Empresários da Serra lançam projeto do Centro Cultural ASES
Esmir Filho, Safira Moreira e Joyce Castello estarão no 32º FCV
Concurso de Quadrilhas continua no final de semana na Serra

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET