CULTURA
Orçado em R$ 7,7 milhões, ASES lança projeto do Centro Cultural
Lançamento aconteceu na quinta-feira (28), na Casa do Empresário, em Morada de Laranjeiras.
Em 29/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/ASES
Segundo Rosa Picoli, conselheira fiscal da ASES, e diretora da D&R Arquitetura, que elaborou o projeto, o Centro Cultural Ases nasceu com o propósito é o acesso gratuito à cultura e estimular a preservação da história do município da Serra.
O projeto do futuro Centro Cultural Ases foi, oficialmente, apresentado na noite de quinta-feira (28), durante coquetel realizado na Casa do Empresário, em Morada de Laranjeiras, pela Associação dos Empresários da Serra (ASES). A iniciativa é da entidade, que idealizou o espaço e fará sua construção, mas que depende diretamente do apoio do empresariado para se tornar realidade. A proposta é mobilizar empresas e lideranças locais para viabilizar, juntos, um espaço cultural inédito no município, dedicado à arte, à história e à educação.
O encontro reuniu empresários, autoridades e lideranças locais em torno da proposta de construir um espaço que democratize o acesso à cultura. O Centro Cultural Ases será erguido no terreno da própria associação e contará com auditório para 403 pessoas, áreas de exposição, salas para oficinas, estrutura completa de acessibilidade e ambientes voltados ao lazer e ao desenvolvimento humano.

Objetivo do projeto é proporcionar acesso gratuito à cultura. Foto: Divulgação/ASES
Com orçamento estimado em R$ 7,7 milhões e já aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto só será viabilizado com a adesão efetiva do empresariado capixaba. Nesse sentido, o evento marcou também o chamado para que as empresas invistam, seja por meio de patrocínios incentivados ou aportes diretos.
Segundo Rosa Picoli, conselheira fiscal da ASES, e diretora da D&R Arquitetura, que elaborou o projeto, o Centro Cultural Ases nasceu com o propósito é o acesso gratuito à cultura e estimular a preservação da história do município da Serra.
"O projeto nasceu com um ideal claro: Promover o acesso gratuito à cultura, estimular a preservação da história do município, incentivar a arte local e proporcionar experiências educativas para públicos de todas as idades.”
O presidente da ASES, Fábio Saadi Junger, reforçou o caráter transformador do projeto:
“Esta é uma causa coletiva. Mais do que um prédio, o Centro Cultural Ases será um legado que vai impactar gerações, fortalecendo a identidade cultural da Serra e ampliando as oportunidades de formação e inclusão.”
Leia também:
> Projeto cultural inaugura biblioteca em Terra Vermelha
> Saxofonista Marcelo Coelho percorrerá cidades do Espírito Santo
> Curumins Guerreiros realizam vivências culturais em Vitória
> Empresários da Serra lançam projeto do Centro Cultural ASES
> Esmir Filho, Safira Moreira e Joyce Castello estarão no 32º FCV
> Concurso de Quadrilhas continua no final de semana na Serra
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













