SAÚDE
Prefeitura da Serra inaugura duas salas de teleconsulta
Prefeitura da Serra inaugura salas de teleconsulta e amplia acesso a especialidades médicas
Em 19/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Edson Reis/Divulgação/Prefeitura da Serra
Ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde, a ferramenta tem foco em trazer mais agilidade e conforto para os serranos, sem que eles precisem sair do seu município, além de uma experiência humanizada e acolhedora.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A Serra acaba de inaugurar, nesta segunda-feira (19), o serviço de teleconsulta de especialidades no Ambulatório Municipal de Especialidades da Serra (AMES). O município é o único do Estado que possui duas salas para a nova modalidade, com 15 novas especialidades disponíveis para os usuários.
>> IPS orienta segurados e população sobre Doença de Parkinson
Ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde, a ferramenta tem foco em trazer mais agilidade e conforto para os serranos, sem que eles precisem sair do seu município, além de uma experiência humanizada e acolhedora. Nesta segunda-feira (19), serão realizados 24 atendimentos para a especialidade Gastroenterologia Adulta.
O prefeito da Serra Weverson Meireles esteve presente e lembrou que o prefeito Sergio Vidigal já tinha iniciado esse processo de evolução ao deixar o AMES com um total de 23 especialidades presenciais.
"Agora, nós temos condições de ampliar essa oferta com a teleconsulta. Esse é um trabalho iniciado na gestão do prefeito Sergio Vidigal, em parceria com o governo do Estado, para melhorar a qualidade de vida dos moradores da Serra e reduzir a fila de espera nas especialidades, mas sempre focando em realizar atendimentos humanizados, e lembrando que a presença de um profissional da enfermagem é obrigatória para acompanhar o paciente no momento da teleconsulta", destacou.
O governador do Estado, Renato Casagrande, também esteve no ambulatório e afirmou que esta é uma tecnologia que chegou para ficar.
"Estamos oferecendo o serviço de teleconsulta para a Região Metropolitana de Saúde, que abrange 23 municípios. Inicialmente, são 15 especialidades médicas, muitas delas com escassez de profissionais, como a neuropediatria e a psiquiatria infantil. Com essa ferramenta, conseguimos ampliar o acesso, utilizando médicos de outros estados para atender nossos pacientes com mais agilidade e qualidade", pontuou o governador Casagrande.
De acordo com o secretário estadual, Tyago Hoffmann, a Serra é um município estratégico para o governo.
"São vários motivos, que tornam a Serra tão especial. A quantidade de pacientes, o tamanho do município e por terem um centro de especialidades tão bem estruturado quanto o AMES. Agora, com essas duas salas, nós vamos conseguir reduzir o tempo de espera dos pacientes", afirmou o secretário Hoffmann.
Como irá funcionar
O secretário municipal de Saúde da Serra, Diogo Cosme, explicou que a própria regulação do Estado que irá definir se o paciente é apto à teleconsulta ou ao atendimento presencial.
Quando estiver tudo encaminhado, a pessoa deve comparecer ao AMES, normalmente, passar pela recepção e aguardar ser chamado como nos atendimento presenciais. O secretário municipal ainda reforça que, em todas as consultas, haverá um profissional de enfermagem para auxiliar na interação entre paciente e médico.
"Essa triagem garante mais eficiência no uso dos recursos e melhora o fluxo de atendimento. A partir do momento em que o paciente é direcionado corretamente, conseguimos reduzir o tempo de espera e, ao mesmo tempo, oferecer um cuidado de qualidade, mais próximo da realidade e da necessidade de cada pessoa", pontuou Diogo Cosme.
Ao todo, o serviço de Teleconsulta Estadual oferta 15 especialidades médicas contempladas. Veja quais são:
- Adulto: angiologia, cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria, urologia e endocrinologia.
- Pediatria: cardiologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia e psiquiatria. (Secom/PMS)
Leia também:
> IPS orienta segurados e população sobre Doença de Parkinson
> Internações por inflamações intestinais cresceram 61% no país
> Cariacica terá vacinação contra a gripe sem agendamento
> Vacinação contra a gripe já começou nas escolas de Aracruz
> Vitória promove mutirão com 750 atendimentos especializados
> Gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












