AGRICULTURA
Safra de café deve chegar a 56 milhões de sacas em 2025
A expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento a produção de café deverá crescer 2,7%.
Em 07/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Incaper/Secom-ES
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o resultado estimado na safra total se deve, principalmente, à recuperação de 28,3% nas produtividades médias das lavouras do café conilon, também conhecido como robusta.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A produção de café no Brasil deverá crescer 2,7% na safra 2025, na comparação com o volume registrado no ano anterior. Com isso, a expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de uma colheita de 55,7 milhões de sacas.

Caso as previsões sejam confirmadas, será “o maior já registrado para um ano de baixa bienalidade, superando em 1,1% a colheita registrada em 2023”, conforme o 2º Levantamento da Safra de Café 2025, divulgado nesta terça-feira (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Em termos de área total destinada a esta produção, o aumento estimado é 0,8%, chegando a 2,25 milhões de hectares.
“A área em produção deve registrar uma queda de 1,4%, estimada em 1,86 milhão de hectares, enquanto a área em formação tende a apresentar um incremento de 12,3%, movimento esperado para anos de bienalidade negativa.”
De acordo com a companhia, o resultado estimado na safra total se deve, principalmente, à recuperação de 28,3% nas produtividades médias das lavouras do café conilon, também conhecido como robusta.
A expectativa para esta espécie é de um total de 18,7 milhões de sacas, o que representa recorde da série histórica da Conab.
“Este resultado se deve, sobretudo, à regularidade climática durante as fases mais críticas das lavouras, que beneficiaram floradas positivas, e a boa quantidade de frutos por rosetas”, destacou a companhia.
Já a expectativa de produção para o café arábica, espécie mais afetada pela bienalidade, é redução de 6,6% na colheita, com previsão de uma safra em torno de 37 milhões de sacas.
“Em Minas Gerais, estado com maior área destinada para a produção de arábica, é esperada uma colheita de 25,65 milhões de sacas.” (Por Agência Brasil)
Leia também:
> Encontro reunirá empreendedores do agronegócio, em Vitória
> Agricultores de Guarapari são atendidos por Projeto Itinerante
> Quarto Território recebeu o Dia de Campo sobre café Conilon
> "Dia de Campo" reúne mais de 500 produtores rurais em Aracruz
> Prefeitura de Conceição da Barra dá início à Operação Safra
> Viana realiza doação de mudas para os produtores rurais
> Barragem do Piraquê-Açu oferece segurança hídrica em Aracruz
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












