CULTURA
Sala de Leitura do Programa Ler o Mundo chega à Aracruz
Instituto Oldemburg, em parceria com Prefeitura de Aracruz e Imetame, retorna ao Espírito Santo.
Em 08/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Instituto Oldemburg de Desenvolvimento
A nova biblioteca comunitária será inaugurada no dia 10 de setembro, às 13h30, na EMEFTI Eurípedes Nunes Loureiro. São parceiros do Instituto nesta unidade o Ministério da Cultura, a Imetame e a Secretaria de Educação de Aracruz.
Com histórico de atuação em mais de 20 municípios capixabas, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento retoma suas atividades no Estado implantando novo espaço literário, desta vez em Aracruz. A unidade faz parte do Programa Ler o Mundo, voltado para a formação de mediadores de leitura, promoção de novos leitores e fortalecimento do binômio escola-comunidade. Ela será inaugurada no dia 10 de setembro e terá solenidade especial com contação da história dramatizada para alunos da escola pública beneficiada, acompanhados dos professores.
A iniciativa conta com o apoio da prefeitura municipal, tem patrocínio da Imetame e envolve a criação de biblioteca comunitária na Escola Municipal Eurípedes Nunes Loureiro, aberta a toda a população. O espaço terá 1.000 livros físicos (500 títulos duplicados), além da Biblioteca Digital Ler o Mundo com 513 livros digitais e 82 audiolivros. O acervo digital, com clássicos nacionais e estrangeiros para o público infantojuvenil e adulto, amplia o alcance do projeto ao permitir a democratização da leitura.
Segundo a secretária de Educação de Aracruz, Jenilza Spinasé Morellato, por meio do Projeto Comunidade de Leitores, a chegada da biblioteca Ler o Mundo, em homenagem ao escritor Alberto Mussa é uma conquista importante.
“Receber este espaço é muito mais que inaugurar uma biblioteca - é abrir as portas para um universo de descobertas, encontros e sonhos. A biblioteca será um ponto de conexão entre leitura, cultura e imaginação, inspirando nossa comunidade escolar e todo o território a viver a magia da literatura. Acreditamos no poder transformador dos livros: eles ampliam horizontes, despertam cidadania e têm a força de mudar vidas. É por isso que celebramos com gratidão a parceria entre a Imetame MetalMecânica, o poder público e instituições culturais, que juntos tornam possível este presente inesquecível para a EMEFTI Eurípedes Nunes Loureiro. Nosso compromisso é transformar este espaço em um ambiente vivo, acolhedor e aberto a todos - alunos, famílias e comunidade local. Afinal, ler o mundo é também reinventar o futuro!”
Para a Relações Institucionais da Imetame, Beatriz Cunha, a missão de “contribuir para as pessoas realizarem sonhos, tornando o mundo melhor” sempre esteve presente ao longo da história da empresa e é parte fundamental do jeito de ser Imetame.
“Desta maneira, os projetos que apoiamos estão em harmonia com as nossas ações, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e a transformação de vidas através da cultura, arte e educação. Acreditamos que pessoas melhores constroem um mundo melhor. Neste projeto, juntamos a nossa missão, como premissa maior, e destacamos nosso foco que são os colaboradores, suas famílias e a comunidade.”
A diretora do Instituto Oldemburg, Cristina Oldemburg, afirma que sua organização tem como missão democratizar o acesso ao livro e estimular a formação de novos leitores em todo o Brasil.
“Desde sua criação, em 2003, nós ampliamos seu alcance, incorporando mobilização social, formação de agentes de leitura e articulação com gestores públicos. Sabemos do seu poder transformador e trabalhamos para ampliar o acesso aos livros. Mas, para seguirmos multiplicando esse impacto, precisamos fortalecer parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e, principalmente, as pessoas que vivem nessas comunidades. O sucesso do projeto depende do engajamento coletivo.”
Mais leitores
A nova biblioteca do Programa Ler o Mundo em Aracruz está em implantação há três meses. O espaço será conduzido por mediadores de leitura voluntários – moradores das próprias comunidades – selecionados e treinados, que terão a missão de fazer a ponte entre os acervos e os leitores, com foco especial nas pessoas que estão fora do ambiente escolar.
Os mediadores serão responsáveis pelo recebimento, organização e catalogação dos livros. Além disso, receberam formação para atuar na gestão dos espaços, aprendendo técnicas para estimular o uso da biblioteca e promover o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao espaço.
Cristina reforça que a proposta do Programa vai além da doação de livros: trata-se de uma construção social.
“A leitura aqui é um pretexto para algo maior: fortalecer vínculos, valorizar a identidade local e criar espaços de diálogo e aprendizado. O livro se transforma em instrumento dinâmico de sinergia entre a escola e a comunidade, levando cultura, conhecimento e novas perspectivas de vida a todos.”
A tradição do Instituto Oldemburg prevê que as bibliotecas homenageiem um grande nome da literatura nacional. O escolhido desta vez, o escritor Alberto Mussa, é carioca, contista, romancista e ensaísta. Ele acumula prêmios como Casa de Las Américas, Academia Brasileira de Letras, Oceanos, Machado de Assis e APCA. Sua obra foi traduzida para 16 idiomas, publicada em 19 países e tema de estudos acadêmicos na Europa, Estados Unidos e Mundo Árabe. Em sua produção, se destaca o livro “Meu Destino é ser onça”, uma interpretação do autor dos mitos tupinambás sobre a criação do mundo e outros aspectos culturais. Mussa utiliza registros do frade francês André Thevet que esteve no Brasil em 1555 e conviveu com os Tupinambás no Nordeste e Sudeste, além de outros documentos para reconstruir a narrativa do mito tupinambá.
Serviço:
Evento: Inauguração da Sala de Leitura Alberto Mussa
Data: 10 de setembro – quarta-feira
Horário: 13h30
Local: Escola Municipal Eurípedes Nunes Loureiro, Rua Francisco Vicente Ferreira, 39, Itaputera, Aracruz -ES.
Saiba mais sobre o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento no LINK
(Por Ilda Castro/Mile4 Comunicação)
Leia também:
> Festival Cine.Ema completa 10 anos com cinema na Mata Atlântica
> Feira ArteSanto será entre 07 e 12 de outubro, em Vitória
> Orçado em R$ 7,7 milhões, ASES lança projeto do Centro Cultural
> Projeto cultural inaugura biblioteca em Terra Vermelha
> Saxofonista Marcelo Coelho percorrerá cidades do Espírito Santo
> Curumins Guerreiros realizam vivências culturais em Vitória
> Empresários da Serra lançam projeto do Centro Cultural ASES
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













