SAÚDE

Serra aposta em tecnologia e expande Telemedicina nas UPAs

Serra aposta em tecnologia com foco em agilidade e expande Telemedicina nas UPAs

Em 06/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Dayana Souza/Divulgação/Prefeitura da Serra

A Telemedicina no Pronto Atendimento já é realidade na Serra desde junho de 2024, com início na UPA de Serra Sede. 


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Secretaria de Saúde da Serra lançou o serviço de Telemedicina em mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município: a de Castelândia. O serviço foi implementado na última sexta-feira (2) e tem o principal objetivo de otimizar os atendimentos de urgência na cidade.

>> Vitória promove campanha educativa sobre higiene das mãos

A Telemedicina no Pronto Atendimento já é realidade na Serra desde junho de 2024, com início na UPA de Serra Sede. Agora, a previsão é que a UPA de Carapina também receba o serviço ainda na primeira quinzena deste mê de maio. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde da Serra, Diogo Cosme, esse é um passo importante para garantir que a população tenha acesso à saúde de qualidade, com tecnologia e acolhimento. 

“Essa é, sem dúvida, uma conquista dos usuários do atendimento de urgência na Serra. Estamos falando de mais agilidade, apoio especializado às equipes médicas e, principalmente, mais cuidado com quem precisa do serviço. Essa expansão reforça o compromisso do prefeito Weverson Meireles em oferecer um atendimento cada vez mais moderno e eficiente”, afirmou.

Como funciona

Segundo a médica Christina Favalessa, coordenadora das Telemedicinas de emergência da Serra, o processo para atendimento na UPA continua o mesmo.

"O paciente vai passar pela recepção normalmente e, apenas na classificação de risco que será determinado se ele está apto ao atendimento remoto ou não. É muito importante ressaltar que um profissional de enfermagem estará sempre na sala acompanhando o atendimento, pronto para encaminhar qualquer solicitação do médico ou do paciente".

Christina explica que, caso o paciente ou o médico sintam que é necessário um atendimento presencial, a enfermeira fará o redirecionamento imediatamente, sem que o usuário precise passar pela recepção novamente. Assim como a necessidade de medicamento.

"Se o paciente precisar fazer algum medicamento, o procedimento será realizado na própria UPA, com o auxílio do profissional de enfermagem", concluiu. 

A coordenadora afirma que a experiência na UPA de Serra Sede tem sido extremamente positiva e que a expectativa para as outras é a mesma. 

"Desde que implantamos a Telemedicina, percebemos uma otimização real dos atendimentos, com mais fluidez nos atendimentos e redução no tempo de espera dos pacientes. Isso acontece porque conseguimos atender casos de menor complexidade de forma mais ágil, liberando a equipe presencial para focar nos atendimentos mais graves. O resultado é um atendimento mais organizado, eficiente e com mais resolutividade para toda a população”, finaliza. (Secom/PMS)

Leia também:

Vitória promove campanha educativa sobre higiene das mãos
Sesa investe na compra de novas câmaras de refrigeração
Profissionais de Anchieta atualizam técnicas de emergência
Governo inaugura Centro de Oftalmologia no CRE Metropolitano
Governo Federal abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos
Região Norte do Brasil registra casos da doença mpox
Conquista: cirurgias oftalmológicas passam a ser feitas no HGL
Projeto de Anchieta é destaque e pode representar o ES

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET