ESPORTE NACIONAL

Temporada de pesca esportiva 2025/2026 começará dia 25

A temporada de pesca começará no próximo dia 25 de outubro com a 1ª Etapa do Torneio Costa Brasil.

Em 21/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Iate Clube do Espírito Santo

A expectativa deste ano é ultrapassar a marca de 500 animais documentados, com destaque para Marlins-brancos, espécie que tem apresentado recordes de aparição na costa capixaba.

De outubro de 2025 a março de 2026, Vitória viverá sua vocação como um dos principais destinos da pesca esportiva do país com a abertura oficial da Temporada de Pesca do Iate Clube do Espírito Santo (ICES). Reconhecida nacionalmente como capital brasileira do peixe de bico, a capital capixaba atrai pescadores do Brasil e do exterior, reforçando sua posição de referência na modalidade.

Ao longo desse período, serão realizados cinco torneios oficiais, que compõem o circuito anual do clube: Torneio de Abertura; Costa Brasil; Torneio de Peixe de Oceano; Torneio de Peixe de Bico; e Torneio de Encerramento. A temporada é promovida pelo Iate Clube do Espírito Santo (ICES) e terá como largada oficial o dia 25 de outubro de 2025, com saída às 5h e retorno previsto às 15h.

À frente do clube, o Comodoro Fabiano Pereira reforça que a pesca esportiva é um dos pilares da atual gestão, que vem trabalhando para valorizar a tradição náutica capixaba ao mesmo tempo em que amplia a visibilidade do Estado no cenário nacional. A expectativa dessa temporada é reunir entre 25 e 30 equipes, com metade delas composta por competidores de fora do Estado. Cada embarcação é formada, em média, por cinco integrantes.

A cidade coleciona números expressivos na modalidade. Segundo Julio Silbermann, diretor de pesca do ICES, na temporada anterior, foram registrados 496 peixes de bico capturados e liberados, seguindo a regra internacional de pesca esportiva sustentável. A expectativa deste ano é ultrapassar a marca de 500 animais documentados, com destaque para Marlins-brancos, espécie que tem apresentado recordes de aparição na costa capixaba.

“Os primeiros registros de pesca esportiva no Brasil datam da década de 1960. Desde então, nunca testemunhamos uma quantidade tão expressiva de Marlim -branco sendo documentada. Aqui em Vitória, é comum ouvirmos relatos de mais de 10 desses peixes sendo capturados em uma única expedição.”

Vale lembrar que os peixes de bico são 100% liberados para pesca esportiva, uma prática sustentável. Estudos da The Billfish Foundation mostram que esses peixes voltam a se alimentar no mesmo dia da captura. Para a prática, são utilizados um anzol específico, que possui o formato circular. Dessa forma, não danifica os órgãos internos do peixe, facilitando a liberação e garantindo a preservação das espécies. 

Prova disso é o crescimento exponencial na população de Marlim-branco, uma espécie de peixe de bico, tem se consolidado como uma notável tendência anual em Vitória. Esse fenômeno tem sido documentado nas atividades de pesca esportiva, contribuindo para a formação de um banco de dados valioso. (Por Lívia Marchi Bonatto/AsImp)

Leia também:

Ginastas capixabas disputam Campeonato Brasileiro no Paraná
ES conquista 16 medalhas no Campeonato de Taekwondo
Linhares recebe pela 1ª vez o Circuito Brasileiro de Surfe
ES conquista recorde de medalhas no Jubs em João Pessoa
PL do futebol feminino vai incentivar a modalidade, diz Lula

ACESSE:
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET