SAÚDE

Vitória amplia serviços para quem deseja parar de fumar

Secretaria de Saúde de Vitória amplia serviços de apoio para quem deseja parar de fumar

Em 28/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Freepik

O treinamento, realizado na Escola Técnica do SUS (ETSUS) de Vitória, foi concluído por 27 profissionais, entre médicos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e professores de educação física.  

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado no próximo 29 de agosto, data que reforça a importância da conscientização sobre os riscos do tabagismo e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Com objetivo de ampliar o cuidado ofertado a esse público, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu recentemente uma capacitação em Tratamento de Apoio para a Cessação do Tabagismo voltada a profissionais de saúde. 

O treinamento, realizado na Escola Técnica do SUS (ETSUS) de Vitória, foi concluído por 27 profissionais, entre médicos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e professores de educação física.  

A formação teve como objetivo preparar mais profissionais para atender pessoas que desejam parar de fumar e que buscam apoio profissional. A partir desse treinamento, algumas Unidades de Saúde poderão retomar a oferta dos Grupos de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), como é o caso das unidades de Maria Ortiz, Jabour, Bairro da Penha, Bonfim, Consolação e Do Quadro. 

"As demais unidades representadas no curso conseguirão ofertar o tratamento com maior frequência e com um olhar mais integral para a saúde de quem procura esse cuidado. Assim, será possível identificar sinais e sintomas iniciais de adoecimento relacionado ao tabagismo, tanto na saúde geral quanto na saúde bucal", destacou a coordenadora do Programa de Ação de Controle do Tabagismo, Ludmila Coelho Rabelo. 

Entre os serviços disponibilizados gratuitamente, estão atendimentos multiprofissionais, palestras, grupos de apoio e acesso a medicamentos, quando necessário. De janeiro a agosto de 2025, aproximadamente 400 pessoas iniciaram o tratamento contra o uso do tabaco em Vitória.

Acesso ao tratamento

Em Vitória, as 29 unidades de saúde estão aptas a realizar ações para enfrentar o tabagismo, em dois eixos: prevenção e tratamento.  As ações de prevenção visam reduzir ou evitar a iniciação do tabagismo, principalmente entre escolares, adolescentes e jovens, através do Programa Saúde na Escola.

Já as ações de tratamento são ofertadas nas unidades de saúde e voltadas para pessoas que se tornaram dependentes da nicotina, presente tanto nos derivados do tabaco (cigarro comum, rapé, narguilé, outros) quanto em dispositivos eletrônicos para fumar (e-cigar, vape, Pod, e outros). O tratamento para parar de fumar é feito em grupos de apoio terapêutico ao tabagista (GATT) ou de forma individual.

O tratamento é realizado de acordo com protocolo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e consiste em uma primeira consulta individual para avaliação clínica, quando são avaliados a motivação da pessoa em deixar de fumar, seu nível de dependência física à nicotina, se há indicação ou contraindicação ao uso do apoio medicamentoso, a existência de comorbidades, dentre outros fatores. Em seguida, deve ser iniciada a abordagem cognitivo-comportamental do fumante em 4 sessões (uma por semana), com o treinamento de habilidades comportamentais e psicossociais, visando à cessação do hábito de fumar.

Para aqueles que alcançam a abstinência, é mantido um acompanhamento mensal, visando à prevenção da recaída ou manutenção dessa abstinência. Uma mesma pessoa pode passar pelo tratamento mais de uma vez, até que alcance sua abstinência e consiga permanecer sem fumar. 

Para o munícipe de Vitória que deseja parar de fumar, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima e iniciar o tratamento no início de um novo GATT.  

Dicas 

O Ministério da Saúde orienta algumas atitudes que podem contribuir para o sucesso do processo de parar de fumar: 
  
- Corte gatilhos do fumo (situações que fazem você acender cigarro); 
- Escolha um método (parar de vez, ou diminuir e zerar em 7 dias); 
- Encontre substitutos saudáveis (caminhada ou outra atividade física, leitura de um bom livro, aprender uma arte, etc); 
- Opte por uma alimentação saudável; 
- Procure apoio de profissionais da saúde; 
- Participe de um grupo de apoio. (Secom/PMV)

Leia também:

Mutirão contra dengue acontece nesta quinta em Vila Velha
Vacina do HPV avança, mas precisa resgatar mais velhos
Unidades de Saúde oferecem grupos de apoio para pais
Prefeitura de Aracruz realiza conferência Municipal de Saúde
Cachoeiro vai levar exames de vista gratuitos para alunos
Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual tem ações

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET