SAÚDE

Vitória realiza Mutirão contra Dengue nesta quarta (29)

Vitória realiza Mutirão contra Dengue na região do Forte São João nesta quarta-feira (29)

Em 28/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

As equipes de limpeza da Central de Serviços também estarão nesse Mutirão recolhendo entulhos e lixos depositados pelos moradores dessa região.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O combate ao mosquito Aedes aegypti não para em Vitória. Nesta quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) vai promover mais um Mutirão contra a Dengue, agora na região do Forte São João. A partir das 7h30, em frente à Unidade Básica de Saúde da Ilha de Santa Maria, agentes de combate às endemias (ACE), agentes comunitários de saúde (ACS) estarão se preparando para um mutirão de visitas às residências da região em busca de focos do mosquito e de orientação aos moradores sobre cuidados necessários para se protegerem da dengue, zika e chikungunya.

>> Janeiro Roxo faz alerta para a detecção da hanseníase

As equipes de limpeza da Central de Serviços também estarão nesse Mutirão recolhendo entulhos e lixos depositados pelos moradores dessa região.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou que a população é a grande protagonista na batalha contra o Aedes aegypti.

"Sabemos que a maior parte dos criadouros do mosquito está dentro de imóveis, em vasos de plantas, ralos, lixo e tonéis de água descobertos. Por isso, a Prefeitura de Vitória vai continuar atuando intensamente e diariamente ao lado dos moradores da cidade, orientando, cuidando e auxiliando no que a população precisar".

Tecnologia contra o mosquito

Se em 2023, a Prefeitura de Vitória incorporou o uso de drones no combate aos mosquitos, em dezembro de 2024, o município passou utilizar tablets durante as visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias. Com essa nova tecnologia, as informações sobre residências com água parada passaram a ser analisadas com muito mais precisão e rapidez.

"Com os tablets, as informações coletadas pelos agentes podem ser atualizadas diariamente, identificando com mais rapidez as áreas críticas e agilizando as análises e os planejamentos de intervenções, inclusive com distribuição de materiais e recursos humanos. Além disso, graças ao GPS da ferramenta, é possível mapear pontos críticos, facilitando relatórios automáticos e criando um histórico digital de atividades, oferecendo mais transparência e credibilidade para as tomadas de decisões", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comerio.

Mais ações

Além dos mutirões, Vitória realiza uma série de ações de rotina para combater o Aedes aegypti como vistorias e controle de larvas em charcos, áreas alagadas, bueiros e obras, visitas domiciliares, telagem para cobrir caixas d'água descobertas, carro fumacê e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes. (Secom/PMV)

Leia também:

Janeiro Roxo faz alerta para a detecção da hanseníase
Anchieta: Hoje (28) tem vacina contra Covid e Febre Amarela
Ministério da Saúde anuncia retomada de obras em municípios
Vitória é a capital com maior número de crianças sem cárie
Serra abre vagas para agendamento online de vacinas
PMCI realiza testes de inseticida para controle do maruim
Vitória realiza o primeiro mutirão de oftalmologia de 2025
Vitória oferta diagnóstico e tratamento contra hanseníase
Cariacica abre vagas para consultas médicas e odontológicas

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET