EDUCAÇÃO

Ano letivo da Serra começa com novas escolas e mais professores

Prefeitura da Serra planeja inaugurar mais quatro CMEIs e três EMEFs, até o fim deste ano.

Em 04/02/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Divulgação/Secom/Governo do Espírito Santo

Segundo o prefeito da Serra, Weverson Walcker Meireles, o investimento na educação da cidade reflete o compromisso das gestões atual e anterior com a formação pessoal, social e cultural das crianças e adolescentes. 


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e as famílias e convocação de 450 professores concursados para fortalecer a maior rede municipal do Espírito Santo. A Prefeitura da Serra dá as boas-vindas aos estudantes nesta quarta-feira (5), e anuncia novidades para o ano letivo de 2025.

>> Governo do ES abre ano letivo de 2025 e amplia ensino integral

O início do calendário escolar inclui uma conquista para os moradores do bairro Residencial Jacaraípe: até o fim deste mês, está prevista a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Residencial Jacaraípe, já pronta para receber centenas de estudantes nos dois turnos, manhã e tarde. 

Com infraestrutura completa, a escola tem 12 salas de aula climatizadas com ventiladores e ar condicionado, cozinha industrial, secretaria, direção, coordenação, sala dos professores, sala de informática, biblioteca, auditório, laboratório, sanitários com acessibilidade, almoxarifado, refeitório, quadra de esportes coberta, estacionamento, paisagismo e calçada cidadã.

Novas unidades

Além da Escola Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Residencial Jacaraípe, a Prefeitura planeja inaugurar mais quatro Centros Municipais de Ensino Fundamental (CMEIs) e três EMEFs, até o fim deste ano. Outras duas unidades, o CMEI Ourimar e a EMEF Vista do Mestre, estão em fase de elaboração de projeto, com recursos já captados. 


Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

As novas escolas visam atender à crescente demanda por vagas em creches e no ensino fundamental. Além disso, reformas em 16 unidades existentes ampliaram o número de salas climatizadas com ar-condicionado, de laboratórios para o desenvolvimento de projetos em robótica e outras áreas da ciência, bem como a modernização de equipamentos pedagógicos para os professores da rede municipal. Outras três escolas estão passando por reformas e serão entregues neste ano. 

Segundo o prefeito Weverson Walcker Meireles, o investimento na educação da cidade reflete o compromisso das gestões atual e anterior com a formação pessoal, social e cultural das crianças e adolescentes da Serra. 

"Assumimos o compromisso de dar continuidade à transformação da educação na Serra. Com a contratação de professores efetivos, a inauguração de novas escolas, inclusive em tempo integral, e a ampliação da estrutura das unidades existentes, estamos certos de que nossos estudantes terão a preparação necessária para construir um futuro promissor. É a missão da nossa gestão."

De acordo com a secretária municipal de Educação, Mayara Candido, a ampliação da qualidade da educação municipal segue como prioridade para os próximos anos, por isso, os investimentos serão direcionados a áreas estratégicas, o que se refletirá em melhores índices educacionais para a Serra.

"Queremos oportunizar uma educação de qualidade para os nossos estudantes. Para isso, priorizaremos a valorização dos profissionais da educação, a modernização das escolas, a formação continuada dos professores e o fortalecimento do ensino em tempo integral. Nosso compromisso é garantir que os alunos tenham condições adequadas para o pleno desenvolvimento."

Entre as ações voltadas ao aprimoramento dos índices educacionais da rede municipal estão o alinhamento curricular, o investimento na formação de gestores escolares e pedagogos com foco na gestão pedagógica, além da implementação de ações de monitoramento e avaliações periódicas da aprendizagem.

Para atender às demandas pedagógicas da rede e incentivar a leitura e o acesso à cultura, haverá um reforço na equipe das bibliotecas escolares com a contratação de estagiários, um processo que já está em andamento. Em 2024, a Prefeitura investiu na estrutura das bibliotecas, e, atualmente, há quatro unidades de referência na cidade.

No bairro de Eldorado, o Governo do Estado fez a entrega das obras de reforma e de ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mestre Álvaro, nesta terça-feira (4). A ampliação da unidade escolar alia-se ao trabalho da rede municipal de proporcionar à população do município  acesso a escolas mais modernas, que proporcionam mais bem-estar e oportunidades de aprendizado aos estudantes. 

Novas contratações

Cerca de 450 professores aprovados no concurso público para a rede municipal de ensino, realizado em 2024, já foram convocados pela prefeitura. A efetivação dos concursados demonstra a valorização profissional dos educadores e o compromisso com a qualidade do ensino. 

Com o objetivo de atender às necessidades pedagógicas da rede municipal e de incentivar a leitura e o acesso à cultura, haverá reforço de mão-de-obra nas bibliotecas escolares, com a contratação de estagiários, que já está em andamento. Em 2024, houve investimento na estrutura das bibliotecas, e, atualmente, há quatro unidades polo e de referência.

Calendário escolar

As escolas municipais abrirão suas portas para os mais de 65 mil estudantes da Serra, incluindo crianças, adolescentes e adultos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O planejamento do calendário escolar para as primeiras semanas privilegia ações culturais, esportivas, educativas e de saúde.

A entrega dos kits escolares e dos uniformes seguirá um cronograma a ser divulgado em breve.  Todos os estudantes receberão os materiais e uniformes de forma rápida e eficiente, garantindo o bom andamento das atividades escolares.

Os kits incluirão materiais essenciais, como cadernos personalizados, agendas, giz de cera, réguas, canetas esferográficas e hidrográficas, borrachas, apontadores, lápis de cor, entre outros itens indispensáveis para o aprendizado.

Na gestão anterior, o município cumpriu uma das principais metas do Plano Nacional de Educação (PNE): universalizar o atendimento a crianças de 4 e 5 anos, garantindo a matrícula na pré-escola. A ampliação da qualidade e da oferta de vagas na rede municipal em 2025 demonstra o destaque que a educação ocupa entre os investimentos da Prefeitura.

Leia também:

Sai a lista com suplentes selecionados para Nossa Bolsa 2025
Governo do ES abre ano letivo de 2025 e amplia ensino integral
Inscrições para o Programa Fies começam nesta terça (4)
Kits escolares estão sendo entregues para alunos de Aracruz
Sedu esclarece pontos sobre o uso de celulares nas escolas
Viana oferece mais de 18 mil vagas em diversos cursos
Viana investe em reformas de escolas para início do ano letivo
Educação de Guarapari amplia a oferta de vagas para a EJA
Merendeiras recebem treinamento para o ano letivo de 2025

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET