TEMAS GERAIS

Arnaldinho Borgo apresenta na COP30 avanços de Vila Velha

"Cada investimento em resiliência é um investimento no futuro das cidades costeiras", disse Arnaldinho.

Em 10/11/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Nesta segunda-feira (10), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, será palestrante na Blue Zone, espaço oficial das delegações internacionais, durante o painel sobre sistemas alimentares sustentáveis, resilientes, circulares e justos.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, está em Belém (PA), para participar da COP30 - Conferência das Partes, a maior conferência do clima do planeta, que acontece a partir desta segunda-feira (10) até o dia 21 de novembro, no coração da Amazônia. 

A convite do International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI - Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais, em português), Arnaldinho levou à conferência as experiências de Vila Velha em sustentabilidade, resiliência urbana e descarbonização, consolidando o município como uma das cidades brasileiras que mais avançam nessa agenda.

Nesta segunda-feira (10), o prefeito será palestrante na Blue Zone, espaço oficial das delegações internacionais, durante o painel sobre sistemas alimentares sustentáveis, resilientes, circulares e justos.

Arnaldinho apresentará as políticas municipais que fortalecem a agricultura local – como a criação da Secretaria de Agricultura e Pesca e o incentivo para que produtores rurais do próprio município forneçam alimentos à merenda escolar, gerando renda, segurança alimentar e sustentabilidade.

Vale lembrar que 54% do território de Vila Velha é composto por área rural, o que reforça o potencial produtivo e ambiental do município.

Na próxima quarta-feira (12), o prefeito participará de um painel na Green Zone, no Espaço do Conselho Federal de Química, com o tema “Políticas Públicas Inovadoras para a Gestão Sustentável de Resíduos”. O encontro reunirá representantes de governos, instituições de pesquisa e da sociedade civil para debater estratégias de economia circular e de baixo carbono no setor de resíduos sólidos.

Vila Velha: cidade que transforma desafios em oportunidades

Durante sua participação, Arnaldinho apresentará ações que vêm transformando desafios históricos em oportunidades de desenvolvimento sustentável, como:
–    Construção de Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAPs);
–    Grandes investimentos em macrodrenagem e galerias pluviais;
–    Requalificação e revitalização das Unidades de Conservação: Parque Natural Municipal de Jacarenema, Monumento Natural Morro do Moreno, Parque Natural Municipal da Manteigueira e Monumento Natural Morro do Penedo.
Recuperação de áreas de restinga e preservação ambiental
–    Plano Diretor de Arborização Urbana.
–    Recuperação de Áreas de Restinga, Áreas de Preservação Permanente e Unidades de Conservação.
–    Implantação de parques lineares e planejamento urbano integrado.
–    Criação das Secretarias de Defesa Civil e de Agricultura e Pesca.

Todas essas iniciativas estão integradas ao Programa Vila Velha Descarbonizada, que busca neutralizar emissões de carbono, reduzir gases de efeito estufa e preparar a cidade para os impactos das mudanças climáticas.

Arnaldinho Borgo destacou que cada investimento em resiliência é um investimento no futuro das cidades costeiras.

“Queremos cooperar, aprender e inovar juntos. Cada investimento em resiliência é um investimento no futuro das cidades costeiras.  Vila Velha está transformando riscos em resiliência e inovação. Com coragem, cooperação e investimento, estamos preparando nossa cidade para o futuro.”

Sobre a COP30

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) é o principal fórum global de negociações climáticas.

A COP30, realizada pela primeira vez na Amazônia, reforça o protagonismo do Brasil na construção de soluções globais para a transição ecológica, com foco em bioeconomia, energia limpa, agricultura sustentável e cidades resilientes.

Leia também:

Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra
IBGE revela nomes e sobrenomes mais comuns do país
Fiscalização apreende carga irregular de café em Rio Bananal
Sefaz realiza operação de mercadorias em trânsito no norte
Fim das aulas obrigatórias para motoristas pode elevar mortes

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET