ECONOMIA CAPIXABA
Atividade turística capixaba cresceu 8,5% entre janeiro e abril
O turismo capixaba segue em alta: em um mês marcado pela Festa da Penha e a Páscoa.
Em 26/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Pexels/(By Connect Fecomércio-ES)
O resultado foi registrado na comparação com o mesmo período de 2024. Desempenho do Espírito Santo superou a média nacional, de 6,4%.
O turismo capixaba segue em alta: em um mês marcado pela Festa da Penha e a Páscoa, abril teve um aumento de 1,5% nas atividades turísticas em relação a março no Espírito Santo. Além do crescimento mensal, a movimentação foi 5,2% superior à registrada no mesmo mês de 2024. Com isso, o setor acumulou uma alta de 8,5% nos primeiros quatro meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior, superando a média nacional de 6,4%.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados de pesquisa do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda segundo o levantamento, desde julho de 2024, o volume de atividades turísticas tem superado, mês a mês, os registros dos respectivos meses do ano anterior. Com isso, já são 10 meses consecutivos de expansão, sinalizando o fortalecimento e a consolidação do turismo no Espírito Santo.
O coordenador de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, destacou que, nos primeiros quatro meses deste ano, o volume de atividades turísticas no Espírito Santo teve o 6º maior crescimento entre os 17 estados analisados pelo indicador. A variação positiva de 8,5% no estado foi superada apenas pelos dados do Rio de Janeiro (14%), Santa Catarina (10,5%), Bahia (10,2%), Amazonas (9,1%) e Pará (8,7%).
“Esses resultados reforçam a trajetória de crescimento e destacam a capacidade do Espírito Santo de atrair visitantes e fortalecer o turismo local, consolidando-o entre os principais destinos do país nesta temporada.”
Preços
Em abril, três dos cinco principais produtos turísticos monitorados na Grande Vitória apresentaram redução de preços. Apenas a alimentação fora do domicílio (1,21%) e as passagens de ônibus interestadual (1,39%) registraram variações positivas. Em contrapartida, houve queda nos valores de hospedagem (0,57%), além de expressivas reduções nas passagens aéreas (9,96%) e nos pacotes turísticos (3,53%).
“Essa diminuição nos preços das passagens e dos pacotes contribui para tornar o Espírito Santo um destino mais acessível, especialmente para turistas de outras regiões do país que dependem do transporte aéreo. A maior competitividade desses produtos tende a fortalecer a atratividade do estado, estimulando o crescimento do fluxo de visitantes e impulsionando a movimentação econômica do setor turístico.”
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o aeroporto de Vitória recebeu 135.434 passageiros em abril, sendo esse o maior volume registrado no ano, superando inclusive o fluxo de janeiro (128.894 passageiros). Além disso, a movimentação de passageiros foi 16% superior à observada no mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a abril de 2025, 502.580 pessoas desembarcaram no aeroporto da capital capixaba, representando uma alta de 11,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Vale ressaltar que todos os meses deste ano apresentaram volume superior ao registrado nos mesmos períodos de 2024, o que reforça a tendência de expansão do uso desse transporte.
Enquanto o número de passagens de ônibus teve redução, o transporte sob regime de fretamento eventual e turístico, mais associado à realização de passeios turísticos e participação em eventos, registrou alta. Em abril, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), 39.699 passageiros chegaram ao Espírito Santo utilizando esse tipo de transporte, entre ônibus e micro-ônibus. O resultado representa um crescimento de 19,8% em relação ao mesmo mês de 2024, indicando uma maior demanda por viagens organizadas e excursões turísticas no estado. (Por Lelly Kalle/AsImp)
Pesquisa:
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no LINK
Leia também:
> Impostos insidem em até 64% sobre produtos das festas juninas
> Movimentação do comércio exterior capixaba cresceu 38,5% em maio
> CEO Meeting debate investimentos e qualificação de mão de obra
> Produção animal cresce no Espírito Santo no 1º tri de 2025
> Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025
> Vila Velha inaugura 1º posto marítimo de combustíveis do ES
> Cresce número de empregos formais gerados no setor de saúde
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













