MEIO AMBIENTE

Campanha de troca de recicláveis por pães será sábado

Campanha de troca de recicláveis por pães será sábado (18), em cinco locais de Vila Velha.

Em 15/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Freepik

A troca vai funcionar da seguinte forma: duas garrafas PET equivalem a um pão; um litro de óleo usado será trocado por dois pães; e 10 tampinhas plásticas, por um pão.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha participa, neste sábado (18), de uma mobilização em comemoração ao Dia Mundial do Pão. A atividade acontece das 8h às 12h, e propõe a troca de garrafas PET, óleo de cozinha usado ou tampinhas plásticas por pães. 

A ação vai acontecer em cinco locais: Praça de Coqueiral (Avenida Santa Leopoldina, 1110),  Praça de Jardim Colorado (Rua Cravo); Praça Deus Pai, em Cobilândia (em frente ao Supermercado Ramos); Praça Zelinda Regina, em Barramares; e na Rua São José, bairro Dom João Batista (em frente à quadra de esportes).

A troca vai funcionar da seguinte forma: duas garrafas PET equivalem a um pão; um litro de óleo usado será trocado por dois pães; e 10 tampinhas plásticas, por um pão.

O material arrecadado será destinado a projetos de reciclagem e instituições sociais parceiras. Em Vila Velha as tampinhas serão encaminhadas ao Programa Tampinhas do Bem, que converte o recurso da reciclagem em ração para o Banco de Ração do município, ajudando ONGs e protetores de animais. Já as garrafas Pet serão destinadas para a Associação de Catadores Revive.
 
A campanha é uma realização do Sindicato das Padarias e Confeitarias do Estado do ES (Sindipães) e da Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do ES (Aipães), e conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, Abip, Sebrae, Sindiplast-ES, Programa Tampinhas do Bem, Buaiz Alimentos, Sicredi, SP Produtos, Vó Joana, Diskpan, Bentos, Wilso, Xodó e Biomarca.
 
Segundo a secretária de Meio Ambiente Isabela Igreja, o objetivo é incentivar práticas sustentáveis e mobilizar a sociedade em torno de ações que gerem impacto positivo tanto ambiental quanto social:

“Essa é uma ação simples, mas com grande poder de mobilização. Quando o cidadão percebe que pode contribuir com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ajudar causas sociais, ele entende que pequenas atitudes geram grandes transformações. Nosso papel é justamente fortalecer essas parcerias e mostrar que sustentabilidade se faz no dia a dia”, afirmou.

Pontos de troca em Vila Velha

· Praça de Coqueiral – Avenida Santa Leopoldina, 1110
· Praça de Jardim Colorado – Rua Cravo, Jardim Colorado
· Rua São José, bairro Dom João Batista (em frente à quadra de esportes)
· Praça Deus Pai, em Cobilândia (em frente ao Supermercado Ramos)
· Praça Zelinda Regina, em Barramares
 
Como participar

· 2 garrafas PET = 1 pão doce
· 1 litro de óleo usado = 2 pães doces
· 10 tampinhas plásticas = 1 pão doce. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Subsídio para energia limpa precisa superar o de fósseis
Brasil reafirma urgência de financiamento para ações climáticas
Itaipu apresenta barco movido a 100% hidrogênio verde
Prefeitura de Viana oferece serviço de recolhimento de móveis
Projeto Vida no Mangue: Meio Ambiente promove formação
Pedalinho Ecológico une lazer, turismo e consciência ambiental

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET