TEMAS GERAIS

Campanha "Não é Não" reforça luta contra assédio à mulheres

Campanha "Não é Não" reforça luta contra assédio à mulheres durante o carnaval de Vitória

Em 12/02/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Freepik

A iniciativa da Prefeitura de Vitória reforça o compromisso com a prevenção ao assédio e à importunação sexual em eventos de grande público, garantindo que a festa seja vivida com respeito e segurança por todos os foliões.

Após o sucesso da ação de conscientização realizada no último final de semana no Sambão do Povo, a campanha "Não é Não" segue para o Centro da Cidade durante as apresentações de blocos de rua, que acontecem neste sábado (14) e domingo (15).

A iniciativa da Prefeitura de Vitória reforça o compromisso com a prevenção ao assédio e à importunação sexual em eventos de grande público, garantindo que a festa seja vivida com respeito e segurança por todos os foliões.

A campanha, promovida pela Subsecretaria Municipal da Mulher da Prefeitura de Vitória, estará presente com equipes de orientação e pontos de acolhimento no entorno da avenida, distribuindo materiais educativos e informativos com canais de denúncia e orientações práticas para quem presencia ou sofre qualquer tipo de comportamento inadequado.

A subsecretária da Mulher, Deborah Alves, ressaltou a importância da conscientização contínua:

"É fundamental que a mensagem do 'Não é Não' seja permanente, especialmente em espaços tão vibrantes como o Sambão do Povo e, agora, no carnaval de rua. Queremos que cada mulher se sinta empoderada para dizer não, buscar apoio e saber que não está sozinha. Carnaval é de todos e para todos com respeito e dignidade", ressalta.

"O grande engajamento do público no último fim de semana mostrou que estamos no caminho certo. Carnaval é festa, é alegria, mas também precisa ser um espaço de respeito e cuidado. Reforçamos que todos, foliões, artistas e equipes de apoio, são protagonistas na construção de um ambiente seguro para todas as pessoas", destacou o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi.

Durante as apresentações dos blocos neste final de semana, os pontos de ação estarão sinalizados e acessíveis ao público, com equipes treinadas para fornecer informações sobre direitos, canais de denúncia e orientações sobre como agir diante de situações de assédio ou importunação sexual.

A Prefeitura de Vitória reforça o convite para que foliões e foliãs participem dos desfiles de carnaval de rua com alegria e também com a consciência de que o respeito mútuo é a melhor fantasia que podemos vestir neste Carnaval. (Secom/PMV)

Leia também:

Processos por erros médicos cresceram 30% no Brasil, diz OAB
Carnaval: Detran|ES reforça dicas de segurança nas estradas
Cármen Lúcia indica regras para atuação de juízes nas eleições
Procon Vitória alerta sobre preço de passagens no Carnaval
Ações de prevenção da gravidez na adolescência nas escolas

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET