CIDADANIA

Família Acolhedora está abre vagas para moradores da Serra

Serra por meio da SEMAS, está com novas vagas abertas para Programa Família Acolhedora

Em 01/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Freepik

A próxima turma de formação para novas famílias terá início no dia 4 de agosto, e ainda é possível se inscrever para participar desta edição.

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), está com novas vagas abertas para o Programa Família Acolhedora, voltado a moradores do município que desejam acolher, de forma temporária, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por decisão judicial.

A próxima turma de formação para novas famílias terá início no dia 4 de agosto, e ainda é possível se inscrever para participar desta edição.

Atualmente, 10 famílias estão habilitadas e em atuação no município. As inscrições são permanentes, não possuem limite de vagas, e a participação é voluntária. A formação e o suporte técnico são oferecidos pela SEMAS em parceria com a organização da sociedade civil Rede Alsa.

Acolhimento que transforma

O Programa Família Acolhedora tem como objetivo garantir um ambiente familiar provisório a crianças e adolescentes em situação de risco, afastados do núcleo familiar por medida protetiva. O acolhimento pode durar até 18 meses, tempo em que são adotadas todas as medidas legais necessárias para viabilizar o retorno à família de origem, o encaminhamento à família extensa ou, em último caso, a adoção.

A secretária municipal de Assistência Social, Graziela Dalla Pagani, destaca a importância da iniciativa:

“Acolher é um ato de amor e compromisso. Trabalhamos para que nossas crianças estejam em um ambiente familiar que garanta segurança, afeto e um desenvolvimento saudável.”

História de quem acolhe

Moradora de Serra Dourada 2, Maria da Penha Siqueira é uma das participantes do programa. Ela acolheu uma adolescente em sua residência e relata a experiência como uma transformação para toda a família:

“O acolhimento mudou minha casa e a minha vida. Fizemos um quarto para ela e mudamos toda a estrutura da casa. Se eu pudesse, acolheria mais crianças.”

Antes de receber a jovem, Maria passou pela formação obrigatória oferecida pela equipe do programa: “Fui muito bem orientada. Recebi apoio e aconselhamento desde o início. Foi um processo verdadeiramente acolhedor. Vale muito a pena. É um gesto de amor.”

Requisitos para participar

De acordo com a Lei Municipal nº 5.955, podem se candidatar ao programa pessoas com 25 anos ou mais, independentemente do estado civil ou de terem filhos, desde que cumpram os seguintes requisitos:

  • Residir na Serra há pelo menos dois anos;

  • Ter disponibilidade emocional e afetiva para o acolhimento;

  • Dispor de espaço físico adequado na residência;

  • Não possuir antecedentes criminais;

  • Estar em boas condições de saúde física e mental;

  • Não estar inscrito no Sistema Nacional de Adoção (SNA/CNJ) nem em processo de habilitação para adoção.

Como se inscrever

Há duas formas de inscrição no programa:

Basta fazer login na sua conta de e-mail. O formulário será encaminhado automaticamente para a equipe do programa.

  • Presencialmente na sede do programa: Rua Érico Veríssimo, 183 – Parque Residencial Laranjeiras - Serra

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (27) 4042-4190 ou no Instagram oficial do programa: @familiaacolhedoraserra. (Secom/PMS)

Leia também:

Ação social leva serviços para moradores em escola de Aribiri
Lei amplia faixa de renda para gratuidade de PcD no Transcol
Famílias de baixa renda recebem eletrodomésticos e móveis
Cras do Aviso promoverá ação comunitária no dia 12 de julho
CRAS Itinerante leva serviços gratuitos à Belvedere, na Serra
Governo ES realiza Semana Estadual da 1ª Infância Capixaba

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET