EDUCAÇÃO

Governo ES abre 20 mil vagas para cursos on-line gratuitos

Governo ES lançou um processo seletivo do programa Qualificar ES na modalidade on-line.

Em 15/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à qualificação profissional dos cidadãos capixabas, proporcionando mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), lançou um novo processo seletivo do programa Qualificar ES na modalidade on-line. As inscrições vão até o dia 23 de maio.

>> Senar-ES lança um curso técnico gratuito em Fruticultura

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à qualificação profissional dos cidadãos capixabas, proporcionando mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A oferta é destinada a pessoas com 16 anos ou mais, que tenham acesso à internet para acompanhar as aulas, realizadas totalmente de forma remota.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância desta segunda oferta no ano.

“Estamos comprometidos em levar educação de qualidade e gratuita para todas as regiões do Espírito Santo. O Qualificar ES é uma política pública que transforma vidas, pois prepara as pessoas para o mercado, fortalece o empreendedorismo e impulsiona o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado”, disse.

Cursos ofertados

Os cursos oferecidos nesta edição têm duração de dois meses, com início previsto para 03 de junho e término em 15 de agosto. Ao todo, são 20 mil vagas disponíveis em 20 cursos distintos, abrangendo temas variados e alinhados às demandas do mercado de trabalho, do empreendedorismo e da inovação.

Acesse o edital clicando aqui.

Acesse a página de inscrição clicando aqui.

Qualificar ES

O Qualificar ES é realizado em conjunto com o Programa Estado Presente em Defesa da Vida e atua nos bairros com alta vulnerabilidade social, na redução da criminalidade. Atende ainda os cidadãos de todo o Espírito Santo, que desejam se qualificar para o mercado de trabalho oferecendo cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

Dessa forma, o Programa contribui com a qualificação profissional, com foco no desenvolvimento econômico e social, promoção da autoestima, senso de pertencimento local, melhoria de condições de vida dos moradores dos bairros atendidos e possibilidade para sua inserção ao mundo do trabalho. (As informações são da Secti) 

Leia também:

Senar-ES lança um curso técnico gratuito em Fruticultura 
MEC prorroga até sexta inscrições de cursinhos populares
Projeto leva teatro e formação sustentável para escolas
Dia da Família: apoio na educação pode transformar o futuro
Viana divulga manual de linguagem para comunicação acessível
Serra sanciona lei que inclui educação para trânsito na escola

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET