POLICIA
Guarda Municipal conclui curso de operações ambientais
Guarda Municipal de Vila Velha concluiu o primeiro curso de operações ambientais e rurais
Em 14/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
A formação inclui técnicas de patrulhamento tático motorizado, patrulha em áreas de vegetação e realização de operações em conjunto com outros órgãos.
O primeiro Curso de Operações Ambientais e Rurais (COAR) da Guarda Municipal de Vila Velha se encerra nesta quarta-feira (14), com cerimônia de formatura no Farol Santa Luzia, na Praia da Costa. Dos 15 agentes que iniciaram a formação, 14 permanecem até o fim. Na última atividade, eles deverão aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso.
>> Guarda de Vitória faz ação sobre uso de ciclomotores
Para a responsável pela Inspetoria de Ensino e Formação, inspetora Alessandra Cardoso, o curso representa uma qualificação necessária para atuação em áreas de mata atlântica e zonas rurais. A formação inclui técnicas de patrulhamento tático motorizado, patrulha em áreas de vegetação e realização de operações em conjunto com outros órgãos.
Segundo a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, a capacitação atende a uma demanda do município. De acordo com ela, Vila Velha possui uma extensa área rural, o que exigiu a criação de um grupamento específico para combater crimes ambientais e patrulhar essas regiões.
Para a inspetora Alessandra Cardoso, o COAR aprofunda conteúdos que os agentes já haviam estudado no curso de formação da guarda. Ela explica que o foco foi capacitar os profissionais para lidar com ocorrências relacionadas a desmatamento, queimadas, caça predatória e tráfico de fauna.
Com duração de 20 dias e carga horária de 170 horas, o curso abordou 26 disciplinas, entre elas: sobrevivência em mata atlântica, orientação e navegação, armamento e tiro com arma longa, patrulhamento rural, nós e amarrações, manuseio de lâminas, manejo de fauna terrestre e herpetofauna (como jacarés), atendimento pré-hospitalar para acidentes com animais peçonhentos, combate a princípios de incêndio florestal, noções de emergência química e procedimentos de busca e resgate.
Para o titular da Secretaria de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, major Rogério Gomes, a qualificação é resultado dos investimentos feitos na Guarda Municipal. Ele afirma que a segurança pública é uma prioridade da gestão e que, com a formação oferecida pela Academia de Ensino da corporação, os agentes estarão mais preparados para atuar nas regiões rurais e em reservas ambientais. Segundo o secretário, a população canela-verde é a principal beneficiada com a iniciativa. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Guarda de Vitória faz ação sobre uso de ciclomotores
> Guarda da Serra conta com armamento de última geração
> Maio Amarelo: motoristas fizeram testes de bafômetro
> Blitz de conscientização marca programação do Maio Amarelo
> Guarda de Vitória realiza ação de fiscalização do Maio Amarelo
> Guarda Municipal inicia curso de operações ambientais
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













