POLICIA

Guarda Municipal inicia curso de operações ambientais

Guarda Municipal de Vila Velha inicia o primeiro curso de operações ambientais e rurais.

Em 02/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Guarda Municipal de Vila Velha iniciou o I Curso de Operações Ambientais e Rurais (COAR), do grupamento ambiental.  Ao todo 15 agentes iniciaram a instrução na terça-feira (29).

>> Ex-presidente Fernando Collor de Mello é preso em Maceió

Esse é o primeiro curso COAR que a Guarda Municipal de Vila velha está oferecendo.

“Estamos qualificando esses agentes para atuarem no grupamento Ambiental da GMVV. O município tem uma área rural robusta e vimos a necessidade de formar um grupamento especializado para combater crimes ambientais e realizar o patrulhamento”, ressalta a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques.

O COAR é uma ferramenta essencial para os profissionais que atuam em operações rurais e em mata atlântica, aplicando técnicas de patrulhamento tático motorizado, patrulha em áreas de mata e operações conjuntas com outros órgãos.

“Os agentes passaram pela matéria Ambiental no curso de formação da Guarda Municipal, no entanto esse curso é para os agentes que irão atuar especificamente na área rural. As técnicas que irão ser ensinadas são fundamentais para lidar com situações cotidianas como desmatamentos, queimadas, caça predatória e tráfico de fauna”, ressalta o inspetor da Ambiental, Diego Augusto.

O inspetor salienta que os agentes também irão aprender a lidar com situação não corriqueiras à atuação do guarda municipal que trabalha na cidade.

“A instrução terá uma abordagem teórica e prática, pois o objetivo é especializar os agentes como deslocar dentro da mata, inclusive em situações de emergência e em acidentes. Eles também terão treinamentos durante a noite, que é um ambiente totalmente diferente do que encontram com a luz solar”, ressalta.

O curso terá duração de 20 dias com 170 horas de treinamento intensivo e focado em técnicas e táticas aplicáveis ao serviço operacional diário. Ao todo são 26 matérias na grade curricular do curso como: sobrevivência em áreas de mata atlântica; orientação e navegação em áreas de mata atlântica; armamento e tiro - treinamento com arma longa;  patrulhamento rural especializado; nós e amarrações;  afiação, manuseio e cuidado com lâminas; manejo de herpetofauna (jacarés); manejo de fauna terrestre; atendimento pré-hospitalar: animais peçonhentos; procedimentos de busca e resgate; combate a princípio de incêndio florestal; noções de atendimento a emergências químicas; atendimento pré-hospitalar (APH); operações policiais; entre outras matérias.

“Segurança Pública é prioridade para a gestão. Já tínhamos a Inspetoria Ambiental, agora, teremos agentes mais capacitados para enfrentar a criminalidade no região rural e ambiental do município. Quem sai ganhando com essa qualificação é a população canela-verde”, ressalta o secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Ex-presidente Fernando Collor de Mello é preso em Maceió
Operação investiga tráfico internacional de remédios
Guarda Municipal de Cachoeiro recupera moto furtada
Operação Força Pela Vida aborda 450 veículos em Linhares
Guarda de Viana realiza ações preventivas e recupera motos
> Anchieta prepara Operação Safra com a Polícia Militar

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET