ECONOMIA CAPIXABA
Intenção de consumo das famílias fica acima da média Brasil
A intenção de consumo se manteve acima do nível considerado de satisfação para o consumidor.
Em 04/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Designed by FREEPIK
Mesmo diante de um cenário nacional em que as pessoas estão mais contidas para as compras, no mês de maio, o consumidor capixaba demonstra maior confiança no ambiente econômico local.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A intenção de consumo das famílias capixabas se manteve acima do nível considerado de satisfação para o consumidor (maior que 100 pontos). O índice do Espírito Santo, em maio, ficou em 104,1 pontos, mais alto que os indicadores registrados no Sudeste (média de 101,6 pontos) e no Brasil (100,8 pontos).
Os resultados apontam que o capixaba tem demonstrado maior confiança no ambiente econômico local em relação aos moradores dos demais estados do Sudeste, mesmo diante de um cenário nacional em que as pessoas estão mais contidas para as compras.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Nível de satisfação
A intenção de consumo das famílias capixabas permanece em nível de satisfação desde junho de 2023, sinalizando uma trajetória consistente de recuperação da confiança e da disposição para consumir. De acordo com o coordenador de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, esse movimento reforça a retomada da atividade econômica, após os impactos significativos provocados pela pandemia sobre o consumo e a renda das famílias em todo o país.
“Além disso, vale ressaltar que, em maio deste ano, o ICF alcançou o terceiro maior patamar para o mês desde o início da série histórica, em 2014, ficando atrás apenas dos índices registrados em 2014 e 2024.”
Entre os sete subíndices que compõem o ICF, o destaque ficou com o componente Nível de consumo atual, que avançou 6,1% em relação a abril, sinalizando uma melhora na percepção das famílias sobre seu consumo presente.
“Esse indicador alcançou, em maio, o maior valor desde o registrado em 2014, quando marcou 98,6 pontos. Embora ainda abaixo do nível de satisfação (com 96,7 pontos), o resultado representa o menor grau de insatisfação observado nos últimos 11 anos, evidenciando que, na percepção das famílias capixabas, o consumo atual é o mais elevado desde o início da pesquisa.” (Por Kelly Kalle/AsImp)
Pesquisa:
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no LINK
Leia também:
> Espírito Santo tem a menor taxa de desemprego do Sudeste
> ES lidera crescimento de empregos formais no Brasil em abril
> Vitória terá terminal portuário para exportação de petróleo
> Fecomércio-ES manifesta preocupação com aumento do IOF
> Inadimplência entre mulheres tem quinta queda consecutiva no ES
> Terminal Portuário de Vila Velha aumenta produtividade
> Terminal Praia Mole vai colocar o ES na rota global do petróleo
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












