SAÚDE

Janeiro Roxo faz alerta para a detecção da hanseníase

Em Vila Velha, a Secretaria de Saúde acolhe e trata portadores ou com suspeita da doença

Em 28/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a segunda posição mundial em número de novos casos de hanseníase diagnosticados anualmente.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Nesta sexta-feira (31) é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, data criada com o objetivo de conscientizar sobre a doença, que ainda é carregada de estigma e de discriminação. Em Vila Velha, a Secretaria Municipal de Saúde acolhe e trata munícipes portadores ou com suspeita da doença através do Programa Municipal de Controle da Hanseníase.

>> Anchieta: Hoje (28) tem vacina contra Covid e Febre Amarela

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a segunda posição mundial em número de novos casos de hanseníase diagnosticados anualmente. Esse dado revela a necessidade de ações eficazes a fim de informar e orientar a população sobre a importância da detecção precoce da doença.
 
Em Vila Velha, pessoas com suspeita de hanseníase devem procurar sua unidade de saúde. No local, o médico ou enfermeiro vai avaliar a queixa, realizar os testes de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil e exame físico. Se mantiver a suspeita, os pacientes serão encaminhados para as unidades de referência no tratamento da hanseníase para continuar a investigação.
 
Moradores atendidos na rede privada também são acolhidos. Para isso, é necessário portar a avaliação do médico ou dermatologista e entrar em contato com a unidade de saúde de referência para agendamento da consulta, pelos telefones (27) 99808-3351 (Prainha) ou (27) 99223-7683 (Paul).
 
Janeiro Roxo

Para promover ações de esclarecimento e conscientização a população sobre a hanseníase foi criada a campanha Janeiro Roxo. A iniciativa tem o intuito de fortalecer a inclusão, combater o preconceito e ampliar o acesso ao cuidado.
 
A doença

A hanseníase é uma doença que tem cura, mas as pessoas portadoras, além de lidarem com o diagnóstico e o tratamento, ainda lidam com o estigma das outras pessoas que tendem a isolá-los e se afastarem com medo do contágio.
 
O modo de transmissão da doença se dá pela convivência muito próxima e prolongada (dentro do domicilio) e é interrompida já no primeiro mês, quando o portador inicia o tratamento, e não há necessidade de isolamento. Importante destacar que, para cada 10 indivíduos expostos ao contato com o doente não tratado, apenas um pode adoecer.
 
Sintomas


Atente-se aos sintomas iniciais da hanseníase e procure uma unidade de saúde caso perceba algum deles: manchas claras ou avermelhadas na pele com perda de sensibilidade ao toque, calor ou dor; formigamento ou fraqueza muscular e dormência em extremidades como mãos e pés.
 
Exame dos contatos

Também é essencial que as pessoas que conviveram com doentes não tratados compareçam às unidades de saúde de referência para avaliação de contato.
 
Se a doença não for tratada pode levar a deficiências físicas, incapacidade de realizar atividades simples, fortes dores e amputação de membros. A hanseníase tem cura, é gratuita e fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Dados em Vila Velha

De acordo com o Painel e-SUS Vigilância em Saúde (VS), em 2024 foram notificados 609 casos de hanseníase no Espírito Santo e, destes, 70 em Vila Velha, sendo 32 casos em mulheres e 38 em homens.
 
Em 2024, 46 pacientes receberam cura, mas eles continuam sendo acompanhados conforme necessidades. Cinco abandonaram o tratamento e quatro foram transferidos para outras cidades. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Anchieta: Hoje (28) tem vacina contra Covid e Febre Amarela
Ministério da Saúde anuncia retomada de obras em municípios
Vitória é a capital com maior número de crianças sem cárie
Serra abre vagas para agendamento online de vacinas
PMCI realiza testes de inseticida para controle do maruim
Vitória realiza o primeiro mutirão de oftalmologia de 2025
Vitória oferta diagnóstico e tratamento contra hanseníase
Cariacica abre vagas para consultas médicas e odontológicas
Sábado (25) terá vacinação sem agendamento em Vila Velha

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET