SAÚDE
Vila Velha intensifica ações para combater a dengue
Prefeitura de Vila Velha está intensificando o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.
Em 04/02/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
A estratégia de combate ao mosquito conta com a atuação dos Agentes de Combate a Endemias, que realizam visitas domiciliares para localizar, eliminar e tratar focos.
A Prefeitura de Vila Velha está intensificando o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ao longo do mês, diversas ações são realizadas em todas as regiões do município, envolvendo tanto o combate aos focos do vetor quanto iniciativas educativas voltadas à conscientização da população.
A estratégia de combate ao mosquito conta com a atuação dos Agentes de Combate a Endemias, que realizam visitas domiciliares para localizar, eliminar e tratar focos. Durante as abordagens, os profissionais orientam os moradores sobre práticas simples e cotidianas que contribuem para impedir a proliferação do vetor.
Em locais considerados estratégicos, como ferros-velhos e cemitérios, são promovidas operações específicas de controle, visando à eliminação de focos e no monitoramento constante dessas áreas.
Educação permanente
A educação também é uma ferramenta de prevenção. Apostando nisso, a Secretaria de Saúde realiza, em espaços públicos, exposições e ações educativas que explicam o ciclo de vida do mosquito e reforçam a importância da eliminação de recipientes que acumulam água, além da distribuição de materiais informativos para engajar a comunidade.
Outra frente de atuação envolve a parceria entre as secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos para o recolhimento periódico de inservíveis, como pneus, latas e garrafas, que podem se transformar em criadouros do Aedes aegypti.
A população também pode colaborar por meio da Ouvidoria Municipal, que recebe denúncias sobre locais com acúmulo de objetos ou situações que representem risco à saúde pública. As informações podem ser repassadas pelo telefone 162, permitindo que as equipes intensifiquem a fiscalização e as ações de controle nos pontos indicados.
Carro fumacê
Embora não sejam vetores de doenças, os mosquitos do gênero Culex, popularmente conhecidos como pernilongos, causam grande incômodo à população. Entre as principais ações de controle está a circulação do carro fumacê, que percorre os bairros de segunda a sexta-feira, a partir das 17 horas, conforme cronograma periódico disponível no site da Prefeitura de Vila Velha.
O serviço é organizado de forma quinzenal, com atendimento a cada bairro a cada 15 dias, podendo sofrer ajustes em função de condições técnicas ou climáticas, como chuvas. Para ampliar a eficácia do produto, a orientação é que moradores mantenham portas e janelas abertas durante a passagem do veículo.
Clique Aqui e acesse o cronograma do mês de fevereiro. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> No próximo sábado (7) tem Dia D de Saúde em Cariacica
> Encontros de fisioterapia abordam saúde da mulher no Ibes
> Sesa faz alerta para o diagnóstico precoce da leucemia
> Sesa orienta sobre cuidados com a saúde na volta às aulas
> Neste sábado (31) tem Dia D da Saúde nas US de Cariacica
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET










