TEMAS GERAIS
Lideranças femininas se unem contra o assédio no Carnaval
A iniciativa ganhou forma em um vídeo institucional que reúne mulheres em posições de liderança.
Em 04/02/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/OAB_ES
As lideres Erica Neves, presidente da OAB-ES; Janete Vargas Simões, presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo; e Cláudia Dematté, delegada-chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, se unem contra a violencia no Carnaval.
Em meio à alegria e à intensidade do Carnaval, uma pauta essencial ganha protagonismo: o enfrentamento ao assédio e à violência contra as mulheres. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) e a Polícia Civil do Espírito Santo (PC-ES) se unem em uma ação conjunta de conscientização, levando às ruas uma mensagem clara: respeito também faz parte da festa.
A iniciativa ganhou forma por meio de um vídeo institucional que reúne três mulheres em posições históricas de liderança: Erica Neves, primeira mulher a presidir a OAB-ES; Janete Vargas Simões, primeira mulher à frente do Tribunal de Justiça capixaba; e Cláudia Dematté, delegada-chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher. Juntas, elas reforçam que assédio, importunação sexual e outras violências não fazem parte da folia - são crimes.
Papel institucional
Segundo Erica Neves, a ação reafirma o papel institucional da Ordem na defesa dos direitos fundamentais.
“Essa ação foi pensada para reafirmar a atuação da OAB-ES na defesa dos direitos, especialmente no enfrentamento às violências que atingem as mulheres. O Carnaval deve ser um espaço de convivência, alegria e liberdade, mas sempre pautado pelo respeito e pela observância da lei.”
Além do vídeo, a campanha ganha as ruas com a distribuição de leques informativos em blocos carnavalescos de diferentes municípios.
Para Drª Janete Vargas Simões, ocupar espaços de liderança também é assumir a responsabilidade de orientar e conscientizar.
Já a delegada Cláudia Dematté reforça que “a convivência na folia deve ser pautada pelo bom senso e pelo respeito, para que todos possam aproveitar com alegria e segurança”.
Leia também:
> Inmetro combate fraudes em postos em oito estados e no DF
> Brasil e UE reconhecem equivalência em proteção de dados
> Preço do material escolar tem variação de até 500% em Guarapari
> Inmetro recomenda atenção na compra do bebê conforto
> Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET










