SAÚDE

Prefeitura de Cariacica realiza ações de prevenção ao HIV/Aids

A Prefeitura de Cariacica iniciou ações que integram a campanha do Dezembro Vermelho.

Em 02/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Claudio Postay/Divulgação/Prefeitura de Cariacica

Durante todo o mês haverá atividades especiais, incluindo testagem rápida, roda de conversa, palestras, entre outras iniciativas.

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), iniciou uma série de ações que integram a campanha do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento ao HIV/Aids e outras IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Nesta segunda-feira (1º), as equipes estiveram na Expedito Garcia, em Campo Grande, conscientizando os moradores. 

Durante todo o mês haverá atividades especiais, incluindo testagem rápida, roda de conversa, palestras, entre outras iniciativas.

"Estamos comprometidos em proteger a saúde e o bem-estar dos nossos cidadãos. O Dezembro Vermelho é uma oportunidade para reforçar a importância do cuidado e do enfrentamento", ressaltou o secretário de Saúde, Renan Poton.

Além da campanha, Cariacica ampliou a oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) nas unidades de saúde. O serviço agora é ofertado em 10  unidades distribuídas pela cidade, facilitando o acesso à prevenção.

O trabalho realizado no Centro de Referência de IST/AIDS fez com que a cidade se tornasse o município com a maior oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) na Atenção Primária no Espírito Santo. A PrEP é uma estratégia eficaz de prevenção ao HIV que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção em pessoas com maior risco de exposição ao vírus.

Dezembro Vermelho

Dezembro Vermelho é uma campanha que chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, a Aids e outras IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O objetivo é informar, acolher e incentivar o cuidado com a própria saúde e com a saúde coletiva. O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

Existem vários métodos anticoncepcionais, no entanto, o único que pode evitar a gravidez e também prevenir as ISTs é a camisinha (masculina ou feminina). As unidades de saúde disponibilizam gratuitamente os preservativos. (Semco/PMC)

Leia também:

HIV/Aids: BR vai insistir em acordo por PrEP de longa duração
Serra reforça cuidado humanizado com Curso de Gestantes
Prefeitura de Vila Velha promove ações de prevenção ao HIV
Viana garante atendimento às pessoas com fibromialgia
‘Dezembro Vermelho’: Sesa intensifica prevenção ao HIV/Aids
MS anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET