DR-ANIMAL
Prefeitura de Guarapari estuda reestruturar o castramóvel
O serviço de castração itinerante tem como objetivo reduzir a população de animais de rua.
Em 28/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Designed by FREEPIK
A secretária de Saúde de Guarapari, Larissa Santório, explicou que a castramóvel ainda carece de adequações necessárias para garantir a segurança dos animais e atender à legislação vigente.
A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estuda a possibilidade de reestruturação de castramóvel para atendimento nos bairros da cidade.
>> Aracruz promove feira de adoção de animais no sábado (25)
O serviço de castração itinerante, que visa reduzir a população de animais de rua e facilitar o acesso da população aos procedimentos, está atualmente interrompido devido à falta de equipamentos essenciais.
A secretária de Saúde de Guarapari, Larissa Santório, explicou que a castramóvel, que foi recebido com recursos de uma emenda parlamentar do ex-deputado Ted Conti, no valor de R$ 249.250, oriundos do Governo Federal, ainda carece de adequações necessárias para garantir a segurança dos animais e atender à legislação vigente.
“O município de Guarapari recebeu uma unidade móvel para castração (castramóvel), mas ela está desprovida de equipamentos essenciais e obrigatórios. Por isso, precisa passar por adequações para cumprir a legislação e garantir a segurança durante o procedimento cirúrgico, sem comprometer a saúde dos animais e dos profissionais envolvidos.”
Ainda segundo Larissa, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza diversas ações voltadas à Saúde Pública, incluindo o Programa de Bem-Estar Animal e Controle Populacional de Cães e Gatos, onde o castramóvel está inserido.
"O programa está passando por reestruturação para oferecer um atendimento mais eficiente à população de Guarapari, considerando que a gestão atual identificou e evidenciou algumas falhas estruturais que, no momento, impedem o funcionamento adequado do serviço. É importante lembrar que a castração é um ato de amor aos animais e respeito à comunidade."
O gerente de Vigilância Ambiental em Saúde, Gilberto Mário dos Santos, explicou que, atualmente, o castramóvel não pode ser utilizado.
“O castramóvel, na verdade, não está funcionando. O que temos aqui é apenas a estrutura, sem o maquinário e os equipamentos essenciais para a castração. Para viabilizar o uso do castramóvel, é necessário adquirir diversos equipamentos, o que exige mais investimentos.”
De acordo com Gilberto, o equipamento chegou a Guarapari no ano passado, e o CCZ conseguiu realizar apenas uma ação.
“Em dezembro, fizemos uma ação no bairro Lameirão. Para isso, os funcionários utilizaram equipamentos emprestados de clínicas e veterinários da cidade. Estamos trabalhando para viabilizar o investimento necessário e garantir que o castramóvel, que hoje está parado, possa ser efetivamente utilizado.”
Benefícios da castração:
- Redução do número de animais errantes, diminuindo o risco de acidentes e a disseminação de doenças.
- Diminuição do risco de doenças infectocontagiosas.
- Aumento da expectativa de vida dos animais.
- Prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas e redução do comportamento de cio.
Leia também:
> Aracruz promove feira de adoção de animais no sábado (25)
> Viana realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
> Dicas para considerar antes de viajar com pet para o exterior
> Prefeitura de Guarapari oferece serviço veterinário no Cavet
> Projeto Castramóvel Chega ao Bairro Lameirão em Guarapari
> PML: Castrações cães e gatos começam nesta segunda (18)
> PMV: Vetmóvel realizará atendimentos no Sambão do Povo
> Vitória terá tratamento de animais de rua com esporotricose
> Sábado (9) tem evento de adoção de pets em Laranjeiras
> Animais em situação de maus-tratos resgatados em Vila Velha
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













