SAÚDE

Prefeitura de Vitória amplia consultas médicas especializadas

Vitória amplia consultas médicas especializadas e ofertará procedimentos dermatológicos

Em 20/02/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: wavebreakmedia_micro no Freepik

Com o novo investimento, o município passará a ofertar, de maneira inédita, procedimentos dermatológicos, que incluem cauterizações, biópsias de pele, desbastamento de calos, eletrocoagulação de lesões e exérese de tumores, cistos e lipomas.

Mais uma vez Vitória se destaca nos investimentos em saúde. O município ofertará, de forma inédita, procedimentos dermatológicos e também ampliou, mais uma vez, as consultas médicas especializadas. O anúncio, foi feiro em solenidade realizada na sala de reuniões da PMV, nesta quinta-feira (19), com o lançamento de  novos editais que ampliam de forma significativa a oferta de consultas especializadas em dermatologia, obstetrícia, endocrinologia e ginecologia.

Com o novo investimento, o município passará a ofertar, de maneira inédita, procedimentos dermatológicos, que incluem cauterizações, biópsias de pele, desbastamento de calos, eletrocoagulação de lesões e exérese de tumores, cistos e lipomas.A ampliação da oferta de consultas mensais em dermatologia será superior a 150%, passando de 5.484 para 13.812 consultas por ano.

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, da secretária de Saúde, Magda Lamborghini e de líderes comunitários de bairros da capital.

"Vitória vem realizando uma verdadeira transformação na saúde dos seus moradores, graças a muito planejamento e às escolhas feitas em anos anteriores. Por isso os resultados vêm e apontam que Vitória escolheu defender a saúde da população e melhorar as vidas de muitas pessoas", afirmou a Cris Samorini.

"Em 2021 tínhamos 160 mil pessoas aguardando uma consulta ou exame especializado, por até cinco anos. Atualmente, agendamos 98% das consultas e exames especializados em até 100 dias, cumprindo a orientação do Enunciado 93 do CNJ - Conselho Nacional de Justiça. Com a ampliação das especialidades que anunciamos hoje, esperamos que 100% das consultas e exames sejam agendadas em até 100 dias", explicou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Especialidades

Na endocrinologia o aumento será ainda mais expressivo: as consultas saltarão de 1.812 para 12.576 consultas anuais, representando um crescimento de aproximadamente 600% na capacidade de atendimento.

Já na ginecologia, a oferta passará de 10.764 consultas por ano para 15.084 consultas anuais, um aumento superior a 37%, fortalecendo a atenção à saúde da mulher e reduzindo o tempo de espera por atendimento especializado, especialmente entre as gestantes de alto risco.

Ao todo, serão ofertadas, durante o ano de 2026, apenas nestas especialidades, 41.472 consultas e exames especializados, por meio do investimento de R$ 2,4 milhões. (Secom/PMV)

Leia também:

> ​US é porta de entrada para tratamento contra álcool e drogas
Começou a imunização contra o VSR em crianças prematuras
Saiba quais são as vacinas necessárias para cada fase da vida
Resgate de Anchieta recebe equipamentos para atendimentos
Sábado (21) tem Dia D de Saúde em Morada de Santa Fé 

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET