CIDADE

Procon Cachoeiro oferece dicas para ceia de natal econômica

Veja quais as dicas do Procon de Cachoeiro para ter uma linda e econômica Ceia de Natal

Em 19/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o fornecedor não pode recusar o cumprimento da oferta.

É verdade que os preços dos alimentos têm oscilado bastante. Mas com planejamento, pesquisa e substituições, é possível economizar e garantir uma boa Ceia de Natal.

De acordo com o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Ricardo Fonseca, recorrer ao auxílio de ferramentas como encartes e anúncios pode ajudar na economia. “O primeiro passo para quem quer economizar está no planejamento das compras. Para evitar gastos desnecessários, o consumidor deve fazer uma lista com os produtos que pretende adquirir”, orienta.

Com a lista de compras em mãos, a dica é pesquisar o preço dos produtos. Fique atento se o preço publicado no anúncio corresponde ao praticado no estabelecimento. De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o fornecedor não pode recusar o cumprimento da oferta.

Uma outra forma de economizar está na substituição de um produto típico das ceias de fim de ano por outro menos consumido neste período. Interessante também é optar por produtos de marcas menos famosas, o que pode baratear a compra. Produtos importados podem tornar a ceia mais “salgada”.

No caixa, fique atento ao preço que está sendo cobrado pelo produto. Se for constatada divergência entre o valor cobrado e o anunciado nas gôndolas e encartes, o consumidor tem direito a pagar o menor preço pelo produto.

Atenção em dobro

Um cuidado especial deve estar relacionado às condições de higiene do estabelecimento e dos atendentes para evitar a compra de produtos contaminados, principalmente, com os produtos perecíveis, que podem evitar problemas, como doenças e intoxicações alimentares.

“É importante também sempre verificar a validade dos produtos e as informações contidas no rótulo, que devem trazer dados importantes como data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, carimbos de inspeção, origem e fabricante/produtor”, frisa o coordenador.

As condições das embalagens também não podem passar desapercebidas. Elas não devem estar amassadas, rasgadas, enferrujadas, estufadas ou furadas, pois podem indicar a deterioração do alimento ou presença de insetos. Na compra de bebidas, verifique se o lacre não está rompido ou mesmo ausente e se a garrafa ou lata apresenta vazamento ou rachaduras. As carnes, aves e peixes também merecem cuidados especiais. A grande preocupação do consumidor deve ser com a higiene do local, procedência do alimento, sua aparência, cor e odores características, refrigeração e se o local foi devidamente inspecionado pelas autoridades sanitárias.

Para produtos vendidos a granel, verifique se há informações de validade, procedência, peso, quantidade. Verifique a aparência do alimento. Recuse produtos mal-acondicionados, verifique a presença de sujidades, mofo e não compre o produto se houver suspeitas sobre sua qualidade. Produtos alimentícios em geral deve sempre ter informações de procedência e validade.

Rastreio de preços

Assim como faz durante todo o ano com a cesta básica e o combustível, nesta época, o Procon de Cachoeiro divulga uma tabela com preços dos principais produtos que compõem a Ceia de Natal em estabelecimentos de Cachoeiro. Ela está disponível em: https://www.cachoeiro.es.gov.br/site-pmci/wp-content/uploads/2025/12/tabela-ceia-de-natal-ano-2025-1.pdf.

Conte sempre com o Procon!

O órgão de defesa do consumidor está sempre à disposição para auxiliar nas demandas dos consumidores durante o ano todo. Funciona de segunda a sexta, de 8h às 16h, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. Quem preferir, pode agendar seu atendimento previamente através do site: https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/. Mais informações no telefone (28)3199-1710. (Secom/PMCI)

Leia também:

Cariacica atua em bairros com limpeza e manutenção
Procon divulga pesquisa de preços com produtos natalinos
Cmei João Pedro de Aguiar, em Vitória, será reformado
Guarapari inaugura novo CEMEI em Fátima Cidade Jardim
Pesquisa do Procon aponta variação de preços na ceia

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET