EDUCAÇÃO

Projeto promove inclusão e diversidade em escolas de Aracruz

A Semed vem realizando em escolas da Rede Municipal de Ensino, o Projeto Jovens Artistas.

Em 15/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz

Os trabalhos estão sendo feitos com a ajuda da artista plástica, muralista e arquiteta Laís Thomazini Barbosa, que estimula as equipes e fomenta a colaboração entre os participantes durante a criação do mural, além de incentivar a cooperação e o respeito mútuo. 

A Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Imetame, vem realizando em escolas da Rede Municipal de Ensino, o Projeto Jovens Artistas. A ação visa promover a inclusão e a diversidade, criando um espaço onde todos os estudantes possam participar e se expressar livremente por meio da arte visual, com pinturas em diferentes suportes e muros. Nesta semana, as oficinas se iniciaram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Bárula Neves dos Santos e na Escola Municipal Pluridocente Indígena (Empi) Irajá. Já na próxima semana será a vez das Emefs Álvaro de Souza e Zenília Varzem Ribeiro.

Os trabalhos estão sendo feitos com a ajuda da artista plástica, muralista e arquiteta Laís Thomazini Barbosa, que estimula as equipes e fomenta a colaboração entre os participantes durante a criação do mural, além de incentivar a cooperação e o respeito mútuo. 

“A ideia surgiu de uma parceria com a idealizadora @walkmarpeoducoes. O projeto traz o contato das crianças com a arte, promovendo um espaço onde elas possam sentir e expressar sua cultura de maneira genuína, trazendo à tona sentimentos, cores e a cultura que está no seu coração. A oficina de ecobag/bolsa, por exemplo, traz para as crianças um espaço livre de expressão, assim elas podem levar para onde forem um pedaço da sua arte e cultura. A construção do muro da escola é a transformação coletiva, onde todos juntos contribuem para colorir o espaço, trazendo vida, cor e a cultura da cidade estampada logo na entrada. Todos participam, todos fazem parte, todos podem ser quem genuinamente são, vindo à tona os verdadeiros jovens artistas que eles já são”, disse Lais..

Nesse primeiro momento, o projeto está assistindo 370 estudantes com oficinas ecobag, doação de mobiliário com acervo de livros e materiais de pintura para apoio na realização das oficinas, além da oficina de muralismo, em que uma pintura é realizada em muro interno ou externo das escolas.

“Essas oficinas propostas pela artista plástica Lais estão sendo uma atividade muito educativa. Nossas crianças e adolescentes estão aprendendo técnicas e sendo orientadas. Elas também utilizam livros de apoio, o que estimula a imaginação e a conscientização ambiental”, ressaltou a técnica pedagógica Lucimara Machado.

Muralismo

A oficina de muralismo ensina práticas e técnicas de pintura mural com foco no folclore brasileiro e na natureza, explorando figuras, histórias e símbolos tradicionais. Durante a atividade, os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos pintando o muro externo da escola, com o tema da natureza, que representa a comunidade onde a escola está inserida, celebrando a rica herança cultural e ambiental de Aracruz. 

“O projeto foi uma experiência colaborativa e profundamente educativa. É gratificante ver nossos estudantes expressando suas criatividades e se conectando com a cultura nacional por meio da arte”, destacou a diretora da EMEF Professora Bárula Neves dos Santos, Zildete Pio Morete Dias.

Ecobag/bolsa

Conforme a diretora da EMPI Irajá, Mariane Marques Ferreira Vicente, uma oficina cheia de criatividade faz com que cada criança possa expressar sentimentos e emoções por meio de desenhos e tintas. 

“A oficina de pintura em ecobags foi marcante, colaborativa e estimulou nossos meninos e meninas a desenvolverem técnicas de pintura com orientação da artista plástica Laís, utilizando livros de apoio. A atividade foi um estímulo à imaginação e à conscientização ambiental, além de permitir que cada um pudesse personalizar sua própria ecobag” disse. (Por Renato Lana de Faria-Secom/PMA)

Leia também:

IA ameaça aprendizado da escrita, alerta Sérgio Rodrigues 
Sai lista de cursos semipresenciais autorizados pelo MEC
Carteira Nacional do Professor garante descontos em eventos
Profissionais da educação dão início ao Curso de Libras 2025
Dança, inglês e redes sociais: Serra abre inscrições para cursos
Educadores vão à Coreia do Sul conhecer modelo educacional

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET