SAÚDE
Saúde amplia atendimentos do Programa Melhor em Casa
Programa deu um salto na quantidade de atendimentos aos pacientes em suas residências.
Em 17/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Claudio Postay
Atualmente, Cariacica já conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e motorista, responsáveis pelo atendimento do programa.
O Programa Melhor em Casa (PMeC), da Secretaria de Saúde do município (Semus), deu um salto na quantidade de atendimentos aos pacientes em suas residências. O número quase dobrou entre agosto e setembro deste ano: foram 289 atendimentos contra 563, respectivamente. O programa oferece atenção domiciliar a pessoas com limitações de mobilidade ou que necessitam de cuidados contínuos, levando profissionais de saúde até à residência do paciente para promover acompanhamento completo e humanizado aos pacientes.
Atualmente, Cariacica já conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e motorista, responsáveis pelo atendimento do programa. Uma nova equipe foi estruturada visando garantir ainda mais qualidade no cuidado domiciliar. O salto expressivo nos atendimentos, portanto, é reflexo do aumento de profissionais nas equipes, passando de um para três médicos; de um para três enfermeiros, de dois técnicos de enfermagem para cinco profissionais e um assistente social.
A gerente de Urgência e Emergência, Sabrina Siqueira, explica que, para participar do Programa Melhor em Casa, o paciente precisa passar por uma avaliação.
“Somente após essa análise é que ele será considerado apto a receber o atendimento domiciliar”, destacou.
O secretário municipal interino de Saúde, Renan Poton, destaca a importância de criar uma nova equipe multidisciplinar.
“É fundamental levar atendimento de saúde para quem precisa. Com a ampliação do programa, conseguimos desocupar leitos hospitalares e oferecer um cuidado mais humanizado e digno”, afirmou.
Programa Melhor em Casa
O Programa Melhor em Casa, oferecido pela Prefeitura de Cariacica, proporciona assistência domiciliar a pacientes que necessitam de cuidados médicos contínuos. Destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, com mobilidade reduzida ou que precisam de acompanhamento constante, o programa também contribui para a desocupação de leitos hospitalares, garantindo um atendimento mais humanizado. (Semco/PMC)
Leia também:
> Falta de acesso a mamógrafos limita prevenção do câncer
> Outubro Rosa: Vitória realiza ações de prevenção neste sábado
> Treinamento terá foco na atenção a pacientes paliativos
> Vila Velha realiza Dia D de Multivacinação neste sábado (18)
> Outubro Rosa: Aracruz promove Dia D neste sábado (18)
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













