MOBILIDADE URBANA

Serra assume trecho da BR 101, agora "Avenida Mestre Álvaro"

Nova avenida vai contar com corredor de ônibus, mergulhões, ciclovias e diversas melhorias.

Em 13/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes//Divulgação/Prefeitura da Serra

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, afirmou que a nova "Avenida Mestre Álvaro" será uma grande mola propulsora do desenvolvimento do município, além da segurança no trânsito e mobilidade.

A Serra está pronta para um salto em infraestrutura e mobilidade urbana com a aguardada municipalização de um trecho estratégico da BR-101, que será transformado na moderna Avenida Mestre Álvaro. A assinatura do acordo para que a Prefeitura assuma a via foi realizada na manhã desta sexta-feira (12), no auditório do Hotel Serra Grande, em Laranjeiras e contou com a presença do prefeito Weverson Meireles, do Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Romeu Scheibe, do vice-governador, Ricardo Ferraço, e de outras autoridades.  A nova via deve contar com semáforos sincronizados, corredor exclusivo para ônibus, calçadas acessíveis, ciclovia, avenida inteligente, além de intervenções de drenagem e pavimentação.


A nova "Avenida Mestre Álvaro" terá 32 quilômetros entre os bairros Belvedere e Alphaville, na Serra/ES. Foto: Everton Nunes//Divulgação/Prefeitura da Serra

Com um total estimado de mais de R$ 500 milhões em investimentos, de capital próprio, de parceria com o Governo do Estado e de captação de recursos, a iniciativa abrange 32 quilômetros entre os bairros Belvedere e Alphaville, criando novas oportunidades de desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida da população. 

Mobilidade

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, afirmou que a nova Avenida Mestre Álvaro será uma grande mola propulsora do desenvolvimento do município, além da segurança no trânsito e mobilidade.  

“Estamos vivendo um dia histórico para nossa cidade e proporcionando uma das maiores entregas com um dos maiores desafios da história da nossa cidade da Serra. Nossa Avenida Mestre Álvaro será uma grande mola propulsora do desenvolvimento do município. É uma conquista que vai melhorar a qualidade de vida do morador da nossa cidade, com segurança no trânsito e mobilidade. Vamos também avançar na sinalização, com todos os sinais sincronizados e uma grande avenida inteligente. Hoje os sinais não são sincronizados e agora serão. Essa vai ser uma das primeiras diferenças que a população vai sentir.”

A Prefeitura da Serra também estuda implantar o projeto Avenida Inteligente ao longo do trecho que atravessa a área urbana do município. A iniciativa prevê a instalação de controladores de tráfego na região, com o objetivo de otimizar a sincronia entre os semáforos e garantir mais fluidez, segurança e eficiência no trânsito para motoristas e pedestres.

O vice-governador Ricardo Ferraço destacou a importância da parceria entre o município e o Estado para a melhoria da mobilidade urbana e o avanço da qualidade de vida para a população.

“Nós estamos juntos. Este é um projeto estratégico, não só para a Serra, mas  para o Espírito Santo. E tudo o que nós fazemos pela Serra é para devolver o que a Serra dá de contribuição ao desenvolvimento econômico e social do Estado. A Serra é o município com o maior produto interno bruto, que produz as maiores riquezas.”

Intervenções

O projeto de corredor exclusivo para ônibus está sendo desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e deve interligar Carapina a Laranjeiras, reduzindo o tempo das viagens que passam pela via. A previsão é que as obras custem R$ 150 milhões.

A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, explica que as intervenções que serão realizadas na avenida, que também deve contar com acessibilidade e ciclovias.

“O projeto, que está em fase final de desenvolvimento pelo Governo do Estado, prevê também um túnel, que consiste em dois mergulhões. É uma engenharia bem semelhante ao que foi feito na Rotatória da Eldes Scherrer. Quem irá para Vitória ou estiver chegando da Capital vai passar por baixo. Com isso vamos eliminar semáforos e resolver um gargalo na saída da Arcelor Mittal, na altura da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.”

A secretária destaca ainda que o município está estruturado para cuidar da nova via. Ela disse que a avenida possui desafios antigos que terão de ser superados de forma gradativa, com muito trabalho e investimento.

“A Avenida Mestre Álvaro é o coração da cidade e, com ela, vamos conseguir melhorar a conectividade entre os bairros, modernizar todo o parque semafórico. Já substituímos sete controladores que estão interligados à nossa central. Com isso, vamos realizar a sincronização.”

Mais mudanças

O município também estuda restringir o tráfego de caminhões pesados na via. Antes está dialogando com o setor empresarial da cidade com o objetivo de encontrar propostas que aliem a melhoria da mobilidade urbana às necessidades do setor produtivo do município, como detalha o prefeito Weverson Meireles.

“É importante termos um planejamento que aperfeiçoe o setor produtivo da Serra, mas que traga também a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da nossa cidade, dando cada vez mais dignidade, encurtando o tempo no transporte público e aumentando o tempo do nosso trabalhador no seio das suas famílias. Esse é o nosso olhar, é olhar para as pessoas. Além disso, teremos aqui a maior avenida comercial do Estado.”

Outra novidade prevista é que o Viaduto de Carapina deve receber  ajustes no traçado da via para resolver pontos de estrangulamento no trânsito da região.  Entre as principais mudanças previstas estão a correção de uma curva acentuada no acesso entre o Contorno do Mestre Álvaro e a BR-101, além da integração com a via marginal no sentido Vitória-Serra. Com isso, o trecho deixaria de ter avenida marginal e canteiros, dando lugar a uma avenida linear, sem estreitamentos.

Fiscalização

Para reforçar a segurança viária, serão implementadas bases móveis de fiscalização, além de um aumento no número de viaturas e motocicletas do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), garantindo agilidade no monitoramento do trânsito e maior segurança para todos.

O investimento também inclui melhorias essenciais na sinalização vertical e horizontal, criando condições mais seguras para motoristas e pedestres. O objetivo é garantir mais agilidade no monitoramento do trânsito e ampliar a presença dos agentes nas vias. Pensando nisso, o município ampliou o quadro de agentes de trânsito, convocando 33 novos agentes no Diário Oficial do dia 5 de dezembro. A expectativa é que os aprovados no concurso passem a integrar o departamento até o fim de janeiro.

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, lembrou que segurança viária se faz com inteligência e presença.

“Todas as ações que estamos realizando têm como objetivo garantir uma transição segura e organizada, assegurando a operação de qualidade na Avenida Mestre Álvaro, com avanços graduais na mobilidade e na segurança viária. E segurança viária se faz com inteligência e presença. Por isso, estamos reforçando o Departamento de Operações de Trânsito com mais 33 agentes. São profissionais qualificados que vão nos ajudar a cuidar para que as pessoas cheguem tranquilas em seus lares.”

Iluminação e paisagismo

A Secretaria de Serviços (Sese) vai atuar com as equipes de limpeza envolvendo ações como roçada de vegetação, recolhimento de entulhos, varrição e poda de árvores. Também serão de responsabilidade da Sese os serviços de tapa buraco, manutenção na rede de drenagem, recolhimento de animais vivos e mortos de pequeno e grande porte, além de manutenção nos serviços de iluminação pública.

A Avenida Mestre Álvaro receberá um projeto de paisagismo inovador, incluindo roçada, poda de árvores e manutenção regular das áreas verdes, contribuindo para um ambiente urbano mais sustentável e agradável. A modernização da iluminação ao longo de toda a extensão da avenida trará não apenas maior visibilidade e segurança, mas também economia de energia com tecnologia eficiente.

Leia também:

Passagem de nível na Mário Gurgel vai melhorar a mobilidade
PMV terá ciclovia da Curva da Jurema à Praça dos Namorados
Anchieta agora conta com serviço de patinetes elétricos
Seis novos radares voltam a operar nesta segunda-feira (1)
Ceturb-ES amplia horário do Aquaviário até 1º de fevereiro
> ​Novos radares não vão multar avanço de sinal das 23h às 5h

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET