SAÚDE
US é porta de entrada para tratamento contra álcool e drogas
Unidade de Saúde de Vila Velha é porta de entrada para tratamento contra álcool e drogas
Em 20/02/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Freepik
Em casos que requeiram internação, há parceria com o Governo do Estado para regulação e disponibilização de vagas.
Sexta-feira, 20 de fevereiro, é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, data que busca conscientizar a população sobre os riscos do uso abusivo de substâncias lícitas e ilícitas. Em Vila Velha, os moradores podem buscar atendimento nas unidades de saúde, que são as portas de entrada para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS-ad), que funciona no Centro.
Durante o primeiro acolhimento no CAPS-ad, profissionais de saúde realizam uma avaliação individual e elaboram um plano terapêutico de acordo com as necessidades de cada pessoa, com suporte de equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, médicos e auxiliares de enfermagem. Em casos que requeiram internação, há parceria com o Governo do Estado para regulação e disponibilização de vagas.
Além do CAPS-ad, as unidades de saúde contam com equipes capacitadas que podem identificar sinais de uso problemático e encaminhar pacientes para o serviço especializado.
Para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves ou uso de substâncias psicoativas, o município conta com o CAPS Infantil e Juvenil (CAPS-ij), em Jabaeté. O serviço oferece acompanhamento terapêutico intenso, oficinas e atividades comunitárias voltadas à reinserção social e apoio familiar. O acesso ao CAPS-ij ocorre preferencialmente via encaminhamento pelas equipes das unidades de saúde.
Consumo de álcool no Brasil
O consumo de bebidas alcoólicas segue como um dos principais desafios de saúde pública no Brasil. Pesquisa do Instituto Datafolha, realizada em abril de 2025, indica que 49% dos brasileiros com 18 anos ou mais consomem álcool. Desse total, 20% bebem uma a duas vezes por semana e 3% quase diariamente. O levantamento aponta ainda que o consumo é mais frequente entre homens do que entre mulheres. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Começou a imunização contra o VSR em crianças prematuras
> Saiba quais são as vacinas necessárias para cada fase da vida
> Resgate de Anchieta recebe equipamentos para atendimentos
> Sábado (21) tem Dia D de Saúde em Morada de Santa Fé
> Vacinação sem agendamento acontece sábado em Vila Velha
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET











