MEIO AMBIENTE

Vila Velha reforça coleta seletiva durante a Festa da Penha

Prefeitura de Vila Velha, vai implantar sistema de coleta seletiva durante a Festa da Penha

Em 16/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

A Prefeitura realiza ações de coleta seletiva durante a Festa da Penha desde 2022. O material recolhido é encaminhado para a associação de catadores Revive para triagem e venda.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu), vai implantar um sistema de coleta seletiva durante a Festa da Penha. A ação inclui a separação de resíduos secos e úmidos e a orientação ao público sobre o descarte correto do lixo.

>> Brasil reduz 70% da área queimada no primeiro trimestre

Durante a Romaria dos Homens, três pontos fixos serão instalados para receber materiais recicláveis. Equipes da Semsu e da associação Revive estarão nos locais de distribuição de água com bags para recolher copos plásticos descartados.
 
Na região da Prainha, serão montados dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) na Igreja Nossa Senhora do Rosário, um em frente à biblioteca municipal (antiga Câmara de Vereadores), um próximo à Casa da Memória e dois na praça de alimentação. Também haverá bombonas para a coleta de óleo usado por barracas e foodtrucks.
 
Equipes de educação ambiental da prefeitura vão distribuir cartazes com QR Codes em locais estratégicos. O código direciona os frequentadores a informações sobre os pontos de descarte de resíduos durante o evento.
 
O secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, afirmou que o trabalho da pasta tem foco na educação ambiental e no reaproveitamento de materiais.

“Estamos presentes desde as últimas edições da Festa da Penha. Em 2022, foram coletados 660 kg de copinhos descartáveis das romarias. Em 2023, o número se repetiu. Em 2024, foram 730 kg. Temos como meta atingir 1 tonelada de copinhos coletados neste ano. Todo esse material será destinado à associação Revive e, posteriormente, reciclado, gerando renda aos catadores e reduzindo o impacto ambiental”, disse.

A Prefeitura realiza ações de coleta seletiva durante a Festa da Penha desde 2022. O material recolhido é encaminhado para a associação de catadores Revive para triagem e venda.
 
Além da coleta seletiva, a Semsu organiza outras medidas para a realização do evento. Estão previstas 107 autorizações para comércio eventual no Parque da Prainha, entre foodtrucks, barracas e ambulantes. A venda de bebidas alcoólicas está proibida.
 
A estrutura do evento contará com cerca de 200 banheiros distribuídos ao longo do trajeto das romarias e na área da Prainha. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Brasil reduz 70% da área queimada no primeiro trimestre
Aves beijoqueiras estão ameaçadas no Cerrado, diz pesquisador
Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos
PMVV firma contrato para reabilitação de animais silvestres
Crise climática pode provocar nova extinção em massa
Cachoeiro investe na preservação dos recursos hídricos
Ações do verão 2025 recolheram mais de 700 quilos de lixo
Praia Limpa: última ação do verão 2025 acontece neste sábado

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET