POLICIA

Vitória alcança 70 dias sem homicídios com ações de segurança

Nesta segunda (26), Vitória atinge a inédita marca de 70 dias consecutivos sem homicídios

Em 26/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/Divulgação/Prefeitura de Vitória

A atuação conjunta da Guarda Civil Municipal de Vitória, das forças policiais estaduais, das secretarias municipais de Educação (Seme), de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Assistência Social (Semas), além do uso intensivo de inteligência e tecnologia, tem feito a diferença. 


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Nesta segunda-feira (26), Vitória atinge a inédita e expressiva marca de 70 dias consecutivos sem homicídios - um reflexo direto do trabalho articulado entre políticas sociais e educacionais da Prefeitura e as forças de segurança. A conquista, confirmada pelo Observatório de Segurança Pública, é fruto de uma estratégia integrada, com foco na preservação da vida e no cuidado com as pessoas.

A atuação conjunta da Guarda Civil Municipal de Vitória, das forças policiais estaduais, das secretarias municipais de Educação (Seme), de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Assistência Social (Semas), além do uso intensivo de inteligência e tecnologia, tem feito a diferença. 

Desde a ampliação do ensino em tempo integral nas unidades municipais até os programas sociais voltados à inclusão, oferta de cursos e inserção no mercado de trabalho, o município aposta em ações estruturantes para combater a violência em sua raiz.

A Guarda Civil Municipal de Vitória intensificou operações e ações de fiscalização em pontos estratégicos da cidade, trabalho que tem resultado em apreensões, identificação de veículos irregulares, especialmente motocicletas, e reduzido a combinação direção e bebida alcoólica. A Guarda de Vitória também tem realizado ações de conscientização em escolas, destacando a importância da cultura da paz. 

"O trabalho da nossa equipe de gestão, em parceria com as secretarias, tem sido incansável e estratégico. Quero parabenizar a Guarda de Vitória por esse resultado histórico e reafirmar: quando cuidamos das pessoas com políticas integradas e eficientes, o crime recua. Ratificamos também nosso agradecimento a todas as forças policiais que têm realizado um trabalho conjunto conosco", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.

O último homicídio registrado na capital ocorreu em 17 de março. De lá para cá, a cidade tem sido monitorada com eficiência por meio da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), que conta com 1.142 câmeras, além do uso de drones, softwares de inteligência artificial e armamentos modernos.

A criação da Gerência de Inteligência dentro da própria Guarda tem potencializado as ações preventivas, com levantamentos que subsidiam tanto a corporação quanto outras forças de segurança. Também foram adquiridas novas viaturas, incluindo veículos blindados, e há previsão de 100 novos guardas municipais até o fim do ano.

A reestruturação da Guarda de Vitória é acompanhada de valorização profissional, com reajuste salarial, plano de carreira e melhores condições de trabalho, o que fortalece ainda mais a atuação dos agentes nas ruas, parques, praças, escolas e eventos comunitários.

Na área social, programas como o Vix + Cidadania, ações de acolhimento, inserção produtiva e combate à fome integram a rede de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. Já na educação, Vitória já conta com 41 escolas de tempo integral, oferecendo ensino de qualidade e formação cidadã.

Para o secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, o resultado não é casual.

"Essa conquista reflete o trabalho técnico, integrado e focado na proteção da vida. A segurança pública não se faz de forma isolada. Em Vitória, ela é pensada de maneira ampla, com investimentos em tecnologia, valorização da Guarda e políticas públicas que cuidam das pessoas. A Guarda de Vitória atua com estratégia, proximidade da população e uso intensivo da tecnologia. É um esforço coletivo que está transformando a segurança pública da nossa capital", pontuou.

Vitória mostra, mais uma vez, que segurança pública eficaz se constrói com presença, inteligência e, sobretudo, com ações que promovem dignidade e oportunidades para todos. (Secom/PMV)

Leia também:

Raio-X da Segurança pública: ES tem redução de criminalidade
Diego Nascimento é o novo comandante da Guarda da Serra
Guarapari reduz multas com investimentos em trânsito
Serra alcança três meses sem registros de feminicídio
Guarda de Viana apreende mais de 130 unidades de drogas
Mega blitz do Maio Amarelo aplica 1.741 testes de bafômetro
Guarda Municipal conclui curso de operações ambientais

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET