CIDADE

Vitória é cidade mais inteligente e conectada do Brasil

A capital capixaba foi destaque no Cidade Connected Smart Cities 2025, nesta terça (23).

Em 24/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Gabriel Werneck/Divulgação/Prefeitura de Vitória

Com a nota 61,27, Vitória alcançou o topo do Ranking CSC - à frente de Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), respectivamente -, após garantir a segunda posição na edição de 2024, além de conquistar o 1º lugar na Região Sudeste e entre as cidades com menos de 500 mil habitantes.

Vitória é a primeira colocada entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. A capital capixaba foi destaque no Cidade Connected Smart Cities (CSC) 2025, nesta terça-feira (23), em São Paulo (SP), cuja premiação reconhece ações inovadoras que colaborem para que os municípios possam alcançar o patamar de ser uma cidade inteligente.

Com a nota 61,27, Vitória alcançou o topo do Ranking CSC - à frente de Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), respectivamente -, após garantir a segunda posição na edição de 2024, além de conquistar o 1º lugar na Região Sudeste e entre as cidades com menos de 500 mil habitantes.

O evento contou com a presença do prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, um dos 8 mil participantes reunidos em torno de um objetivo comum: pensar, construir e transformar cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis.

"O ótimo resultado alcançado por Vitória reforça a cidade como um centro de inovação e abre oportunidades para novas parcerias. A troca de conhecimento no evento consolida o compromisso da gestão com a busca contínua por melhorias para a população. Esse conceituado ranking comprova que as medidas que têm sido aplicadas tornam a nossa capital ainda mais conectada e sustentável", destacou o prefeito.

Ranking

Para a classificação final, foram avaliadas as seguintes categorias: educação; resíduos sólidos, esgotos e água; economia/finanças; habitação e planejamento urbano; saúde/agricultura local/urbana e segurança alimentar; população/condições sociais; inovação e empreendedorismo; energia; governança; meio ambiente e mudanças climáticas; mobilidade; segurança e telecomunicação.

No eixo "telecomunicação", Vitória alcançou 100% de domicílios cobertos por 5G, além de registrar mais de 133 mil acessos à telefonia móvel e mais de 39 mil acessos à internet por 100 mil habitantes.

No eixo "educação", Vitória tem 128% da população feminina e 125% da população em geral em idade escolar matriculadas em escolas.

No eixo "saúde, agricultura local/urbana e segurança alimentar", Vitória se destaca por ter 701 médicos por 100 mil habitantes, além de 80% das escolas com acesso à internet banda larga.

Gestão

Em janeiro de 2021, Vitória passou por um forte ajuste fiscal, reduzindo pela metade os cargos comissionados e cortando privilégios, um modelo de que gestão contribuiu para a sensível melhoria na prestação as o de serviços à população.

Na Educação, a capital passou de 4 escolas em tempo integral em 2021 para 41 em 2025. Vitória conquistou o 2º lugar no país em alfabetização de crianças até a 2ª série -- feito inédito na história da cidade. Todas as crianças da rede municipal passaram por exames de vista, e aquelas que precisaram receberam óculos gratuitamente. Além disso, Vitória é o município que mais compra produtos da agricultura familiar, garantindo também um lanche adicional: ao chegar pela manhã, cada aluno recebe uma fruta, medida que tem contribuído para o desempenho escolar.

Na Saúde, as filas de espera por exames e consultas especializadas foram reduzidas de forma significativa, com destaque para a fila de mamografia, totalmente zerada.

No campo social, a prefeitura criou o programa de erradicação da extrema pobreza, que já beneficiou 19 mil pessoas.

A segurança pública também apresentou avanços expressivos: Vitória reduziu em 50% o número de mortes violentas, diminuiu os feminicídios em mais de 60% e, no primeiro semestre de 2025, não houve registro de mulheres vítimas desse crime. (Secom/PMV)

Leia também:

Aracruz entrega Macrodrenagem da Grande Bela Vista
Moradores celebram OS da nova entrada do Bairro Industrial
Prefeitura assina OS para construção do binário de Feu Rosa 
Vitória inicia obra de recuperação da Ponte da Passagem
Prefeitura inicia construção do primeiro Caps III de Linhares
Guarapari entrega revitalização do Mercado Municipal de Peixe

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET